90% das empresas que adotam RFID querem expandir uso

Uma pesquisa divulgada essa semana pela Seal Sistemas, realizada com 30 representantes de empresas brasileiras que atuam na cadeia de suprimentos e participaram do Seal Connect Fórum 2024, apontou que 57,1% dos entrevistados atuam em companhias que já adotaram RFID (identificação por radiofrequência). Entre esses, 90% confirmam ter planos de expandir o uso, sendo 10% ainda em 2024, 65% em 2025 e 15% ainda sem prazo definido.
O evento foi realizado em São Paulo (SP) pela Seal no dia 16 de setembro. Participaram empresas dos segmentos de varejo, indústria, logística, educação e mercado financeiro.
Leia também: Meta deverá responder a processos por vício de adolescentes em redes sociais nos EUA
As aplicações de RFID entre elas são variadas: quase metade (47,1%) disseram usar a tecnologia para identificação e rastreamento de itens na cadeia de abastecimento. Gestão de ativos aparece em seguida, com 32,4%, e controle de RTI (Returnable Transport Item Management), vem em seguida com 14,7%.
“O RFID é uma tecnologia que permite habilitar as estratégias de negócios das empresas a partir das informações que vêm da camada de execução, onde o dia a dia das operações acontece. Indo além, o RFID possibilita pensar em novos modelos de negócios a partir das perspectivas que se abrem com a democratização da tecnologia”, diz Carlos Santana, head de negócios da Seal Connect e VP de vendas da Seal Sistemas.
Aumento da agilidade e da frequência do processo de inventário; e o rastreamento de produtos com uma identificação única ao longo da cadeia foram apontadas como principais vantagens da tecnologia, com 40% das respostas cada. Em seguida, com 17,1% das respostas, está a melhoria da gestão de prevenção e perdas.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!