99 e BYD firmam parceria com israelense para gestão de frotas de veículos elétricos

99 EV BYD IturanMob

O projeto da 99 e da montadora BYD, que oferta veículos elétricos para o mercado de transporte de aplicativo, passará a contar com tecnologia da IturanMob para gestão de frotas. A parceria contemplará, em um primeiro momento, os 300 D1s EV já disponíveis. A IturanMob é a frente global de mobilidade da Ituran multinacional israelense que atua no Brasil há mais de 23 anos.

Leia mais: 99 quer 10 mil carros elétricos rodando no Brasil até 2025

Paulo Henrique ‘PH’ Andrade, CEO da IturanMob, explica que o projeto de instalação da plataforma de Internet das Coisas (IoT) da empresa pode ser ampliado até 10 mil carros — meta que a 99 e BYD querem alcançar até 2025.

Com a parceria entre as empresas, a IturanMob será responsável por toda gestão dos veículos, desde o cadastro dos motoristas que irão alugar os carros, gestão de carregamento, manutenção e pagamentos, além o monitoramento do perfil de condução de cada motorista. Essas informações serão acompanhadas tanto pela montadora BYD, quanto pela 99.

O projeto de veículos elétricos é das ações da Aliança pela Mobilidade Sustentável, criada e liderada pela 99 ao lado de mais 12 empresas de diferentes áreas. Até então, a união entre a 99 e a BYD oferece a maior frota de veículos elétricos para uso no transporte de app do País, tendo São Paulo como cidade pioneira da iniciativa.

No primeiro ano do projeto, a chinesa DiDi, que controla a 99, investiu R$ 35 milhões em ações de “mobilidade sustentável”. O projeto quer facilitar o acesso dos motoristas a veículos elétricos e, aos poucos, replicar por aqui um modelo já avançado na China. Para viabilizá-lo a 99 formou, com outros players do mercado de automóveis – além de locadoras, instituições financeiras e indústrias químicas – uma aliança cujo objetivo é reduzir custos.

Durante a coletiva de imprensa que revelou o lançamento do projeto, em agosto de 2022, Thiago Hipólito, diretor de inovação e do DriverLab da 99, explicou que o carro elétrico é capaz de reduzir em até 80% o custo operacional dos motoristas de aplicativo, chegando a uma economia efetiva de 25% – esse último número considera o valor elevado do aluguel para esse tipo de veículo, que atualmente chega a ser o dobro do cobrado por um convencional à combustão.

Sobre a nova parceria com a IturanMob, Hipolito destaca que se trata de mais um importante passo rumo a cidades mais inteligentes e sustentáveis. “Com os veículos D1 EV, trabalhamos para que São Paulo – metrópole escolhida para receber o projeto – seja hub inicial para veículos de matriz energética limpa, sendo mais acessíveis aos motoristas parceiros da 99, tanto em termos financeiros quanto de infraestrutura. Também, com base nas experiências com o D1 na China estamos aptos a falar sobre o que realmente funciona, em termos práticos, para os motoristas parceiros e passageiros, e para a indústria como um todo”, afirma.