Como alavancar e habilitar a sua empresa com novas tecnologias?
No IT Forum Trancoso, Guilherme Pereira, diretor de Inovação & Conteúdo e diretor do MBA da FIAP, abordou a importância da educação na estratégia corporativa, destacando como as empresas podem utilizar novas tecnologias para não apenas sobreviver, mas prosperar na era da transformação digital.
Sua palestra, intitulada “Como alavancar e habilitar hoje a sua empresa com novas tecnologias”, ressaltou a necessidade de ver as empresas como ecossistemas de aprendizado contínuo, adaptáveis e prontos para as constantes mudanças do mercado.
Leia também: Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?
Pereira destacou que estamos vivendo a “era da transformação cognitiva” onde a capacidade de regeneração dos modelos de negócios é tão natural quanto a capacidade da natureza de se autorregenerar. Para ele, não basta que os negócios sejam sustentáveis; eles devem ser regenerativos, criando valor de maneiras que reponham ou melhorem os recursos utilizados.
“É necessário construir um ecossistema de aprendizado ágil que permita aumentar a prontidão organizacional para as transformações e desenvolver e habilitar o potencial humano máximo”, explica. Para ele, a educação desempenha um papel fundamental nessa transformação, visto que organizações comprometidas com o aprendizado contínuo têm 92% mais chances de introduzir inovações.
O diretor da FIAP também comentou sobre a influência da IA Generativa na estratégia empresarial. “Conseguimos observar que a maioria das inovações não é só sobre a tecnologia em si, mas sobre como ela é aplicada para resolver problemas reais e melhorar o desempenho humano e operacional”, afirma.
No entanto, Pereira também apontou um dado preocupante: 45% dos líderes empresariais não acreditam que suas empresas continuarão relevantes nos próximos dez anos sem uma transformação significativa. Isso ressalta a urgência de adaptar e evoluir constantemente, integrando sustentabilidade e inovação para criar modelos de negócios que não apenas prosperem, mas também contribuam positivamente para a sociedade e o meio ambiente.
“A chave para um futuro corporativo bem-sucedido e sustentável reside na capacidade de uma organização de se adaptar, aprender e regenerar continuamente em sintonia com as rápidas mudanças tecnológicas e as crescentes expectativas sociais”, finaliza.
IT Forum Trancoso
A discussão em torno da sustentabilidade e a responsabilidade da tecnologia para um mundo melhor marca o tema central do IT Forum 2024: Revolução Verde.
De acordo com Adelson de Sousa, fundador do IT Forum e do Distrito Itaqui, esse é um dos paradigmas do Brasil – que tem o maior patrimônio ambiental do planeta, mas também é o que mais desmata. Outro deles é que o Brasil está entre os dez países que mais investem em tecnologia, mas está entre os dez menos competitivos digitalmente no mundo.
O foco em sustentabilidade do IT Forum 2024 não foi por acaso. Déborah Oliveira, diretora de conteúdo do IT Forum, acredita que, se a revolução verde não for a mais importante nas empresas, é uma das mais significativas. “Vamos, no próximo ano, trabalhar a tecnologia na sustentabilidade e a sustentabilidade na tecnologia”, resume.
Com dezenas de conteúdos em datas no primeiro e segundo semestre, o IT Forum 2024 terá sua primeira edição em Trancoso, entre os dias 01 e 5 de maio. A segunda edição marca a volta do evento para a Praia do Forte. O evento acontece entre os dias 21 e 25 de agosto.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!