A confusa queda do fundador do ChatGPT e sua ida para Microsoft
O fim de semana foi repleto de especulações sobre a confusa queda do fundador e CEO do ChatGPT, Sam Altman, e logo em seguida a saída do presidente, Greg Brockman, na sexta-feira, que culminou com um anúncio da Microsoft, hoje, segunda, informando que os dois executivos estavam sendo guindados para dirigirem a estrutura de Inteligência Artificial da empresa. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, chegou a postar hoje que “agirá rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para seu sucesso”.
No final de semana, depois da queda dos dois mais importantes executivos da startup OpenAI, que criou a linguagem da inteligência artificial generativa, mais de 500 funcionários da empresa – que possui 770 empregados – chegaram a assinar um abaixo assinado pedindo a volta dos dois.
Na demissão, a diretoria alegou que “Altman não teria sido “sincero” . Mas até agora não se sabe qual foi mesmo a “falta de sinceridade” do executivo que pudesse provocar reação tão dura do board.
Reportagem do Financial Times publicada hoje, 20, indica que a estrutura de governança criada pela empresa para proteger os diretores das pressões comerciais e assegurar que os sistemas de inteligência artificial desenvolvidos vão ” sempre servir a humanidade” acabou por provocar mais dúvidas dos investidores, visto que a decisão pela demissão foi tomada por quatro diretores apenas. Conforme o jornal, os investidores que não integram o board até agora não receberam qualquer explicação para a decisão.
Especulou-se que uma das razões seria porque Altman estaria angariando recursos – pelo menos US$ 10 bilhões – para criar, fora da estrutura da Start Up, uma empresa de Chip, capaz de empoderar os modelos do chatGPT. Mas a situação ficou ainda mais conturbada quando, no sábado, três dos mais importantes engenheiros também decidiram deixar a companhia.
Valuation
Há ainda um grande temor de que o êxodo desses dirigentes acabe comprometendo o valor da startup que já tinha recebido um preço de (valuation) de US$ 86 bilhões e estava pronta para lançar suas ações na bolsa. Por enquanto, está interino respondendo pela OpenAI Emmett Shear, o segundo executivo a assumir a interinidade no cargo de CEO da empresa, em apenas 72 horas de crise.
O que é:
Lançado há menos de um ano, no final de 2022, assim que foi ao mercado, o ChatGPT tornou-se um sucesso instantâneo global. A ferramenta atrai o público pela sua rápida capacidade de gerar textos e imagens em linguagens naturais, além de responder perguntas complexas. Com o seu surgimento, vozes de todo o mundo, por sua vez, defendem controles rígidos para o desenvolvimento da IA.
O post A confusa queda do fundador do ChatGPT e sua ida para Microsoft apareceu primeiro em TeleSíntese.