Accenture expande AI Refinery com soluções de agentes de IA

A imagem representa o conceito de inteligência artificial e assistentes virtuais. Um homem, vestido com uma camisa azul, segura um smartphone enquanto projeções holográficas aparecem sobre sua mão. Os ícones incluem um robô de IA, gráficos de desempenho, um chip eletrônico e uma barra de pesquisa com "Command Prompt:". A cena é iluminada com tons de azul, reforçando a ideia de tecnologia avançada, automação e interação com agentes de IA (agentes de IA)

A consultoria multinacional Accenture anunciou na semana passada uma expansão de sua plataforma AI Refinery com o objetivo de acelerar a adoção de agentes de IA por clientes em diversos setores. Segundo a empresa, o construtor de agentes de IA permite que usuários criem e personalizem agentes em “um nível inédito de agilidade”.

O anúncio também inclui uma ampliação da coleção de soluções de agentes industriais pré-configurados. Agentes de inteligência artificial (IA) são programas que podem executar tarefas de forma autônoma, e costumam ser usados para automatizar tarefas.

A empresa diz que os agentes da oferta podem considerar diversos aspectos de negócio, incluindo alterações regulatórias e ofertas de concorrentes, entre outras. E promete capacidade de modificação rápida desses agentes, sem necessidade de codificação ou suporte de equipes técnicas.

Casos de uso

A Accenture listou alguns casos de uso da solução. A HPE, por exemplo, estaria desenvolvendo um agente de IA usando AI Refinery que será implantada em estratégias de categoria e sourcing, gestão de gastos, análise de relacionamentos e gestão de obrigações contratuais.

Outro caso de uso listado é o da Noli, startup de beleza dona de uma plataforma de compras movida por IA e apoiada pelo Grupo L’Oréal. O objetivo é fazer recomendações adaptadas às necessidades de cada indivíduos.

Leia mais: Modelos da OpenAI “decoraram” conteúdos protegidos por direitos autorais, aponta estudo

A Organização das Nações Unidas (ONU) é outro cliente citado, e estaria trabalhando com a Accenture para desenvolver um agente multilíngue para promover a sustentabilidade econômica local em 150 idiomas. O agente deverá atuar como pesquisador para responder perguntas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As soluções de agentes industriais usam modelos de IA da Nvidia (Llama Nemotron) rodando sob a solução NIM, da mesma fabricante. Já há modelos prontos para os setores de telecomunicações, seguros e bancos, entre outros.

Segundo a Accenture, a AI Refinery da Accenture está disponível em todas as plataformas de nuvem públicas e privadas e se integrará com outros grupos de negócios da Accenture.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!