Aumenta a adoção de ferramentas de segurança, mostra relatório da Okta

O fornecedor de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) Okta divulgou na última semana um relatório detalhando o uso de aplicativos e as tendências de segurança entre sua ampla base de usuários. Entre outras tendências identificadas, o relatório constatou que as políticas de segurança de Zero Trust se tornaram mais comuns e a adoção de uma ampla gama de ferramentas de segurança aumentou acentuadamente.

A Okta pesquisou 17.000 clientes em todo o mundo e descobriu que o uso de confiança zero entre seus clientes aumentou de 10%, há dois anos, para 22%, hoje, indicando que a filosofia é mais popular do que nunca e que uma ampla faixa do mercado ainda existe para ser capturado, de acordo com o relatório.

As empresas de tecnologia são líderes na adoção de confiança zero, disse Okta, com 34% implantando pelo menos um sistema em uma configuração de confiança zero e 7% implantando dois. O setor financeiro e bancário também é uma área popular para implantações de confiança zero, com 26% usando pelo menos uma configuração de confiança zero e 5% com duas.

As ferramentas de segurança, desde gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) até aplicativos de treinamento, são cada vez mais vendidas em todos os setores, segundo o relatório. Ferramentas de VPN e firewall, sem surpresa, foram a maior categoria, com 31% de crescimento ano a ano entre os clientes. No entanto, os aplicativos de gerenciamento e segurança de terminais ficaram logo atrás, com um crescimento de 25%. O aplicativo individual com crescimento mais rápido entre os usuários do Okta no ano passado, de acordo com o relatório, foi o Kandji, um aplicativo MDM para iOS e Mac. Esse aplicativo ganhou 172% mais clientes no ano passado.

Também crescendo rapidamente, como mencionado, foram as vendas de ferramentas de treinamento de segurança como KnowBe4 e Proofpoint Security Awareneness Training, que aumentaram 436% nos últimos quatro anos. À luz do aumento de ataques de ransomware, esse número é totalmente compreensível. As ferramentas de monitoramento de infraestrutura e acesso ao servidor também estão em ascensão, registrando 66% e 75% de crescimento entre os clientes nos últimos dois anos, respectivamente.