Adyen ultrapassa 2 bilhões de tokens ativos de cartões de crédito
A Adyen, plataforma de tecnologia de pagamentos, anunciou nesta semana que ultrapassou dois bilhões de tokens de bandeira ativos globalmente. A tokenização de bandeira é uma tecnologia que converte números de cartão em tokens seguros e tem como premissa melhorar a experiência do cliente sem comprometer a segurança das transações.
Segundo dados compartilhados pela Adyen, por meio da tokenização de bandeira, as empresas observaram um aumento médio de 3% nas taxas de autorização, o que equivaleria a um aumento multimilionário na receita todos os meses. De acordo com a empresa, os tokens de bandeira são mais baratos de processar do que o pagamento com dados do cartão (PAN).
Com isso, as empresas podem reduzir custos e, ao mesmo tempo, aumentar as taxas de aprovação de transações e, consequentemente, os ganhos financeiros. Esse processo tem um grande impacto, principalmente em empresas digitais ou com modelos de recorrência, que oferecem recursos de “salvar dados do cartão”, tornando mais fácil do que nunca fazer compras on-line.
Popularização da tokenização
A popularização do uso da tokenização de bandeira se dá em meio ao rápido crescimento dos pagamentos digitais e do e-commerce nos últimos anos, que resultou também em um aumento expressivo de fraude nos pagamentos. De acordo com uma pesquisa feita pela Adyen, 42% das empresas relataram um aumento nas tentativas de fraude nos últimos 12 meses, enquanto apenas 53% possuem sistemas antifraude eficazes em vigor.
“A tokenização de bandeira é uma ferramenta poderosa. Ela traz o benefício duplo de aumentar a segurança do cliente, ao mesmo tempo que eleva as taxas de autorização e, portanto, a receita para as empresas”, afirma Trevor Nies, head global de Digital da Adyen.
Por ser uma tecnologia relativamente nova, a adoção efetiva da tokenização de bandeira por parte dos emissores foi progressiva e continua acontecendo. A Adyen oferece desde 2020 uma solução de otimização que usa aprendizagem de máquina para escolher entre token ou PAN (número padrão do cartão), conforme o emissor do cartão, para otimizar as taxas de autorização. Segundo a empresa, isso gera um aumento médio de 1% na taxa de autorização para as empresas.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!