Projeto Água Tica da Intel restaura mais de 46 milhões de água por ano na Costa Rica

Sede do Projeto Água Tica na Costa Rica

Produzir chips que aceleram negócios não é a única preocupação da Intel. A empresa também está comprometida com questões de sustentabilidade. O projeto Água Tica, em execução na Costa Rica*, é um exemplo tangível desse compromisso, impactando não apenas a fábrica local da empresa, mas também beneficiando a comunidade em larga escala.

De 2012 a 2022, a Intel conservou 68 milhões de quilowatts-hora de energia na Costa Rica, destacando seu esforço contínuo para minimizar o impacto ambiental de suas operações. Além disso, a reciclagem de 90% da água utilizada e a eficiência de 99% no tratamento de águas residuais, de 1997 a 2023, solidificam o compromisso da empresa com práticas sustentáveis. A Intel também registrou 0% de resíduos perigosos enviados para aterros sanitários de 1997 a 2023 e investiu US$ 6 milhões em projetos ambientais em 2022.

Na Bacia do Rio Virilla, no Vale Central da Costa Rica, o “Água Tica Forest Protection” foi iniciado em 2020 em parceria com a Fundecor, e restaura 46 milhões de litros de água por ano. A iniciativa utiliza esquemas inovadores de proteção florestal, compensando os proprietários de terras pelos serviços ambientais prestados por suas propriedades. A estratégia inclui práticas como regeneração natural e assistida, agricultura sustentável, educação ambiental, sistemas agroflorestais e reflorestamento.

Projeto Água Tica na Costa Rica

Bacia do Rio Virilla, no Vale Central da Costa Rica

Seu objetivo é melhorar a qualidade e a quantidade de acesso à água para os habitantes da grande área metropolitana, por meio de investimentos em infraestrutura verde. Este modelo inovador incentiva os proprietários de terras a preservar suas florestas, desencorajando a conversão para condições mais degradadas.

Além da operação da Intel na Costa Rica, Estados Unidos e Índia também alcançaram oficialmente um balanço positivo no uso de água. Nestes locais, a empresa não apenas restaura a quantidade de água que consome, como também desenvolve mais água doce do que recebe.

*A jornalista viajou a convite da Intel

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!