AI Alliance: Meta, IBM e parceiros expandem modelos de código aberto

empresas brasileiras, IA, inteligência artificial, AI Alliance

A Meta e a IBM anunciaram uma parceria para formar a AI Alliance, um esforço voltado para fomentar a inovação responsável e promover a transparência na inteligência artificial. A iniciativa visa reunir desenvolvedores, pesquisadores e empresas para expandir o uso de modelos de IA de código aberto, divergindo dos modelos privados de grandes players do mercado.

“Acreditamos que é melhor quando a IA é desenvolvida abertamente – mais pessoas podem acender aos benefícios, construir produtos inovadores e trabalhar na segurança”, disse Nick Clegg, presidente de Assuntos Globais da Meta.

A ideia, segundo comunicado da IBM, é unir esforços para abordar preocupações com a segurança, compartilhar soluções e desenvolver tecnologias. “Reuniremos recursos e conhecimentos para abordar questões de segurança, ao mesmo tempo que forneceremos uma plataforma para compartilhar e desenvolver soluções que atendam às necessidades de pesquisadores, desenvolvedores e adotantes em todo o mundo”.

Leia também: Grupo AI Alliance, que soma mais de 50 organizações, tem como objetivo expandir modelos de IA de código aberto

Entre os objetivos da Aliança, está o desenvolvimento de benchmarks para garantir a criação responsável de sistemas de IA, construindo um catálogo de ferramentas avaliadas e incentivando os desenvolvedores a utilizá-las. Além disso, a iniciativa concentra esforços na educação pública e em políticas informadas sobre a diversidade de aspectos da IA.

A AI Alliance atraiu um conjunto diversificado de mais de 50 membro. A lista inclui instituições acadêmicas, órgãos governamentais, como a NASA e a Fundação Nacional da Ciência dos Estados Unidos, e o setor privado, com empresas como AMD, Dell Technologies, Intel, fast.ai, Linux Foundation, Oracle, Red Hat, Sony Group, entre outros.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!