Algar Telecom celebra resultados de competições internas de IA e automação

A Algar Telecom, integradora de TI e telecom do grupo mineiro Algar, implementou uma competição interna para o desenvolvimento de soluções de automação e inteligência artificial (IA) internas. A iniciativa faz parte do Programa AImpulso, cujo foco é democratizar o uso de robotização e IA generativa na empresa.
Trata-se de uma série de eventos com objetivo de fomentar a “cultura de transformação digital” e acelerar a criação de soluções práticas para as áreas de negócio. Em 2024 foram três edições dos Botathons, como foram chamados, que capacitaram 75 associados de áreas como finanças, controladoria, infraestrutura e atendimento ao cliente, diz a Algar Telecom.
Leia mais: 2025: o ano que os agentes de inteligência artificial saem dos bastidores
As duas primeiras competições foram realizadas em parceria com a Automation Anywhere, que criou o modelo, e a terceira com o Pipefy, todas com apoio do Brain, Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Algar Telecom. Com duração de três a quatro dias, eles incluíram treinamentos em plataformas low-code.
Entre os protótipos desenvolvidos com tecnologia da Automation Anywhere a empresa destaca o TaxBot, que usa IA generativa para analisar guias de tributos federais, estaduais e municipais e incluí-las na plataforma contábil da empresa. Com isso, evitou-se a abertura de cerca de 8.600 chamados por mês.
Já o FICA é um bot em implementação criado para identificar clientes não fidelizados e propor, proativamente e de forma digital, uma oferta direcionada. A expectativa da Algar é que ele seja capaz de converter 25% destes consumidores.
Segundo a empresa, as soluções implementadas a partir dos Botathons geraram economia anual “expressiva”, além de melhorias operacionais como redução do tempo de processamento de faturas e o aumento da eficiência de visitas técnicas.
Objetivos futuros
A meta da Algar Telecom é implementar 100 robôs até o fim de 2025 – metade do objetivo já foi atingido. O AImpulso conta com a ajuda de “pessoas-chave” nas áreas, os “AI Influencers”. O evento gerou, até o momento, 17 ideias de automação.
Para 2025, a Algar Telecom planeja novas edições da competição e o lançamento do Prompthon, focado no desenvolvimento de prompts eficientes para ferramentas de IA generativa.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!