Amazon e Vrio lançam internet via satélite na América do Sul para competir com Starlink

Internet, satélite, starlink, amazon

A Amazon e a empresa de telecomunicações Vrio anunciaram uma parceria para lançar um serviço de internet via satélite em sete países da América do Sul, em uma iniciativa direta de concorrência com a Starlink de Elon Musk. A Vrio, que gerencia operações como a DirecTV na América Latina e a Sky Brasil, planeja oferecer o serviço inicialmente na Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia, segundo informações da Reuters.

O projeto, denominado Projeto Kuiper pela Amazon e iniciado por um ex-funcionário da Starlink, utilizará satélites em órbita terrestre baixa para fornecer acesso à internet em áreas onde cerca de 200 milhões de pessoas enfrentam desafios de conectividade, disse Lucas Werthein, vicepresidente da Vrio, à Reuters.

Leia mais: Mais de mil startups da América Latina empregam IA, aponta Distrito

A iniciativa visa reduzir a disparidade digital na região, garantindo acesso à banda larga em áreas urbanas, suburbanas e rurais.

Com um investimento declarado, em 2029, de US$ 10 bilhões pela Amazon, o Projeto Kuiper planeja lançar 3.236 satélites para alcançar cobertura abrangente nos países mencionados.

O serviço está programado para entrar em operação a partir de meados de 2025, começando pela Argentina.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!