André Petenussi, da Localiza&Co, e o desafio de criar a maior plataforma de mobilidade do mundo
Liderar o grande projeto de fusão entre Localiza e Unidas, empresas altamente reconhecidas no mercado, foi um dos maiores desafios vividos por André Petenussi, CTO da Localiza&Co, em sua jornada profissional.
Na bagagem, não faltaram energia, comprometimento e conhecimento, que proporcionaram segurança e firmeza ao executivo na condução da iniciativa “Estrada Real – unificação e modernização dos processos de tecnologia entre Localiza e Unidas“, iniciada em 2022 e concluída em 2024.
Leia também: PCDs na TI: Humberto Moises lidera iniciativa de inclusão na Ipiranga
Agora, o projeto segue em uma esteira de evoluções. Inscrito no prêmio Executivo de TI do Ano 2024, promovido pelo IT Forum, o projeto fez de Petenussi o vencedor na categoria Serviços Diversos. E tudo começou, como conta Petenussi, quando ganhou do pai um computador aos 12 anos, pontapé inicial para a construção de uma carreira pautada na tecnologia. “Assim iniciei minha jornada como desenvolvedor de software, e em 1994 já atuava em uma locadora de vídeos VHS. Depois, formei-me em Engenharia e segui trabalhando como freelancer”, recorda.
Mas foi no início dos anos 2000 que o executivo teve seu primeiro contato com um negócio inovador, ao trabalhar no Submarino. Depois de outras experiências, em 2016, tornou-se CTO da Netshoes, posição que ocupou por três anos até chegar à Localiza, mais confiante e com o conhecimento afiado. Desde então, lidera a área de tecnologia, onde está há seis anos. Petenussi ingressou na Localiza em 2019 e logo enfrentou os desafios da pandemia, precisando reinventar o modelo de trabalho de maneira emergencial, tudo isso no isolamento imposto pela temida Covid-19.
“A luta foi transformar a tecnologia em motor de crescimento da companhia, focando no investimento em pessoas, no desenvolvimento delas e na modernização dos modelos de trabalho”, conta o executivo, destacando que, nessa trilha, aproximou tecnologia e negócio com o apoio de uma comunicação fluida e clara.
Um novo patamar de negócio
Entre as principais dificuldades, que surgiram em 2022, ele relata que estavam o domínio da compreensão técnica, a identificação das diferenças de negócio entre as empresas e, assim, a elaboração de um plano de ação que garantisse custos conforme o planejado.
“Precisávamos definir uma infraestrutura tecnológica adequada para os primeiros meses de operação, sem interrupção dos serviços, garantindo a melhor experiência aos clientes”, revela.
O modelo de gestão de Petenussi contribuiu significativamente para o bom andamento do projeto. Ele sabe alinhar a competência de negócio com o conhecimento técnico. “Consigo falar com o conselho e, ao mesmo tempo, com o desenvolvedor do nosso time, entendendo as diferenças e a origem de cada pessoa. Assim, criamos um clima leve, onde as pessoas se sentem à vontade para interagir e investir tempo na criação de um modelo de gestão particular.”
Segundo o líder de tecnologia, esta é a quinta maior fusão do mercado corporativo nacional e a maior do segmento de mobilidade, somando 80 anos de experiência e conhecimento no setor. Hoje, está apoiada em uma plataforma que pavimenta uma grande avenida de dados, parte de um robusto ecossistema de mobilidade.
A Localiza&Co hoje, orgulha-se Petenussi, possui mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos por sete países da América Latina. Conta com uma frota de mais de 620 mil carros, 702 agências no Brasil, México e em outros cinco países da América do Sul, totalizando 21 mil colaboradores. Dispõe ainda do apoio de 135 squads conduzidos por mais de 1,5 mil pessoas.
*Texto originalmente publicado na Revista IT Forum, disponível aqui.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!