Anglo American: mineração sustentável

Siham Hassan Anglo American

Há meio século no Brasil, a mineradora Anglo American direciona sua atuação conforme as diretrizes de um plano global de Mineração Sustentável, que prevê que tecnologia, digitalização e sustentabilidade caminhem lado a lado. “A empresa tem o propósito de repensar a mineração e atuar com mais responsabilidade e inovação para melhorar a vida das pessoas”, resume Siham Hassan, diretora de TI da Anglo American na América Latina.

Como parte da estratégia, a organização vem implementando o sistema de Controle de Processo Avançado (APC) da Siemens, sua parceira em serviços de TI, para otimizar e estabilizar todo o ciclo de extração do minério. No Brasil, o projeto Anglo American Process Expert Toolkit (APET) deu à Siham o título de Executiva de TI do Ano 2023, do IT Forum, na categoria Siderurgia, Metalurgia e Mineração.

O projeto teve início em 2020, pouco antes da pandemia de Covid e o consequente lock-down. Esse cenário impôs desafios adicionais ao time, incluindo a preservação da saúde dos colaboradores e questões de logística, agravadas com o início da guerra na Ucrânia.

“Como era estratégico e tocava diretamente o propósito da empresa, decidimos seguir com o projeto, tomando os devidos cuidados com a saúde das nossas pessoas”, recorda Siham. O APET otimiza, monitora e controla processos nas plantas da Anglo American, gerando estabilidade ao processo de produção, aumentando a eficiência e reduzindo o consumo de insumos e energia. Antes dele, segundo a executiva, o controle das plantas era feito manualmente.

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

Siham destaca ainda o desafio de gestão de mudança. “Com a inovação sempre vem a resistência. Lidar com a gestão e o treinamento dos operadores, bem como provar que o sistema faria diferença em suas vidas, foi desafiador”, lembra. Hoje, diz a executiva, “os operadores estão encantados com os resultados obtidos com o sistema e com o fato de que podem dedicar tempo para análise e planejamento, em vez de ficar ajustando parâmetros dos equipamentos com base em suposições”.

Segundo Siham, a companhia registrou aumento de eficiência energética, reduzindo em 3% os gastos com energia. O consumo anual de combustíveis (carvão, óleo e gás) é 4,8% menor, o que se traduz em uma redução de USS 1,5 milhão ao ano. Quando considerado o ganho de eficiência, a economia é ainda maior. Apenas em 2023, a Anglo American economizou US$ 114 milhões e caminha para atingir a meta de US$ 162 milhões imposta para o ano.

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!