Apple lidera lista de marcas mais valiosas do mundo pelo segundo ano

Apple

A Apple se mantém como a marca mais valiosa do mundo no Relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2023. É o segundo ano consecutivo que a fabricante lidera a lista, com uma valoração atual de marca de US$ 880,455 bilhões de dólares.

Outras gigantes de tecnologia ocupam os primeiros lugares: Google, Microsoft e Amazon, respectivamente.

Segundo a Kantar, o valor de marca total das 100 principais marcas do mundo agora é de 6,9 trilhões de dólares em 2023, o que representa uma queda de 20% no índice geral em relação a 2022. No entanto, o estudo destaca que o o Top 100 da Kantar BrandZ segue sua trajetória de crescimento de longo prazo, registrando um crescimento de 47% em comparação com o nível pré-covid (2019).

Leia também: Parceira da Apple, iPlace quer crescer no B2B com serviços corporativos

“Os resultados deste ano – apesar da redução no valor agregado – são, na verdade, uma continuação da tendência de crescimento de longo prazo das marcas, que começou após a crise financeira global de 2008 e continuou até o início da pandemia em 2020. Embora o mercado tenha mostrado volatilidade e tenha sofrido um grande impacto da macroeconomia global, a visão dos consumidores sobre as marcas mostrou-se muito mais estável – as marcas mais valiosas do mundo continuam tão bem-conceituadas como sempre”, destaca Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ.

Para o executivo, as lições para os proprietários das marcas e para os profissionais de marketing continuam claras: o investimento efetivo em marketing e o pensamento de longo prazo são vitais para as perspectivas de crescimento de sua empresa. “As marcas que investem sistematicamente na criação de vínculos robustos com o consumidor estão agora muito mais bem posicionadas para enfrentar as condições voláteis atuais e fornecer um nível maior de resiliência aos seus acionistas”, analisa.

O estudo também destaca que a sustentabilidade continua sendo uma oportunidade não aproveitada pelas marcas – apenas 2% das marcas globais mais valiosas são percebidas como ‘líderes’ nessa área.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!