Atento monta equipe global de hackers para reforçar estratégias de cibersegurança

Atento, hackers, red team, hackers do bem

A Atento tem investido na formação de equipes corporativas de hackers, conhecidas como “red teams”, como forma de combater o crescente número de ciberataques e diversificar abordagens em cibersegurança. Segundo a empresa, seu time de red team global tem como função analisar toda a infraestrutura tecnológica da companhia e simular ataques de grupos de cibercriminosos organizados.

A ideia é que, assim, a empresa estará preparada para um ataque real. A nova equipe da Atento é composta por profissionais altamente qualificados em segurança da informação e sistemas de computadores.

“Eles possuem ampla experiência em testes de penetração, conhecimento de hacking ético e técnicas de engenharia social. Além disso, têm habilidades em análise forense digital e resposta a incidentes, o que garante uma abordagem completa para identificar e mitigar os ataques cibernéticos”, garante a empresa.

Leia ainda: Bradesco amplia parceria com IBM para explorar criptografia pós-quântica

A proposta é que a atuação da equipe especializada também se desdobre em benefícios para clientes.

“Ao ter um red team interno, a Atento obtém uma vantagem estratégica significativa, permitindo uma avaliação abrangente da segurança, a identificação precoce de vulnerabilidades e a implementação de medidas corretivas eficazes para proteger os ativos e a reputação da empresa”, destaca Luis Vacas de Santos, responsável pelo red team da Atento. “Graças a esse trabalho, conseguimos detectar vulnerabilidades que nem mesmo auditorias externas foram capazes de identificar.”

A empresa reforça que todo esse trabalho é complementado por outras medidas de segurança cibernética, como treinamento de funcionários, práticas seguras de codificação, monitoramento de rede e planejamento de resposta a incidentes. “A equipe é apenas um componente de uma estratégia abrangente de segurança cibernética destinada a reduzir riscos e fortalecer a postura de segurança de uma organização”, reforça Santos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!