AT&T entra no mercado de rede neutra dos EUA e busca sócio

eua fibra

A AT&T anunciou nesta quarta-feira, 21 de maio, a aquisição da operação de fibra óptica residencial da Lumen Technologies nos Estados Unidos, por US$ 5,75 bilhões, que será o embrião de sua entrada no segmento de rede neutra.

A aquisição envolve 1 milhão de clientes e uma infraestrutura com alcance atual de 4 milhões de domicílios em 11 estados americanos. Com a transação, a operadora pretende dobrar sua presença em fibra até o fim da década e atingir 60 milhões homes passed (residências aptas a assinar o serviço) em 2030.

A operadora criará uma nova subsidiária para deter os ativos de fibra adquiridos — a NetworkCo —, que atuará como uma plataforma de atacado com acesso aberto (wholesale open access), modelo que no Brasil ficou conhecido como rede neutra e é aplicado por V.tal, American Tower, I-Systems, Fibrasil.

A expectativa é que, entre seis e doze meses após o fechamento da aquisição, parte dessa empresa seja vendida a um investidor institucional. A AT&T seguirá como cliente-âncora da rede neutra, e todos os atuais clientes da Lumen que usam fibra residencial passarão a ser atendidos diretamente pela AT&T.

O modelo é semelhante ao adotado por outras operadoras globais que vêm separando ativos de infraestrutura de redes e atraindo capital de longo prazo para acelerar a expansão de cobertura. A empresa já indicou que espera que a NetworkCo seja descontinuada de seus balanços financeiros após a entrada do sócio financeiro, adotando uma contabilidade segregada da operação principal.

Estratégia combinada de fibra e 5G

Segundo a AT&T, a aquisição e a nova estrutura têm como objetivo ampliar a penetração da fibra nos mercados adquiridos, que incluem grandes áreas metropolitanas como Denver, Las Vegas, Minneapolis, Orlando, Phoenix, Portland, Salt Lake City e Seattle. A operadora aposta na sinergia entre a fibra óptica residencial e os serviços móveis em 5G como diferencial para fidelização.

A transação com a Lumen ainda depende da aprovação regulatória do Departamento de Justiça dos EUA e está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2026. Após o fechamento, a Lumen seguirá prestando serviços temporários de operação de rede, atendimento ao cliente e faturamento à AT&T por até dois anos, como parte de acordos de transição.

O post AT&T entra no mercado de rede neutra dos EUA e busca sócio apareceu primeiro em TeleSíntese.