Automação residencial: confira três projetos para você se inspirar e botar em prática


Iluminação, porta de entrada ou segurança? Entenda como levar praticidade e segurança para sua casa. Casa Inteligente
Divulgação
Muita gente se pergunta como transformar uma casa em smart home. A gente vem sugerindo aqui que, antes de se empolgar e comprar de uma única vez vários dispositivos, você defina prioridades. O que mais deseja para sua casa e sua família? Conforto, praticidade ou segurança? Com base nessa escolha fica mais fácil entender por onde começar. Definida a prioridade, é hora de esclarecer as dúvidas sobre quais soluções aplicar na sua casa.
Para isso, a gente ajuda você fazendo três perguntas:
1) Em que tipo de projeto você quer investir?
2) Por que quer investir nesse projeto?
3) Quanto você dispõe para investir?
Pesquisar é a palavra-chave. A pesquisa dá garantia de que você vai fazer a escolha mais assertiva para a sua realidade e suas necessidades.
Vale também entender quais dispositivos podemos encontrar no mercado, para que servem e como eles vão se encaixar na sua rotina.
Para poder controlar todos os dispositivos em um app no seu smartphone, vale dar preferência para uma mesma marca. Isso vai facilitar a integração também.
Trazemos três exemplos de projetos de automação para iluminação, porta de entrada e segurança.
Rotinas de iluminação em casa
Com as lâmpadas, interruptores e soquetes smart, é possível criar projetos de automação residencial para iluminação de maneira simples e rápida. As três opções funcionam por aplicativo ou comando de voz e permitem controlar a iluminação da casa estando em qualquer lugar.
Algumas das rotinas de iluminação que podem ser criadas para seu projeto de automação residencial são:
Definição de horários para acionamento e desligamento das luzes;
Integração com outros dispositivos inteligentes para funcionarem como gatilho de acionamento.
Por exemplo, você pode conectar uma lâmpada smart ao sensor de abertura smart e configurar para que as luzes da casa acendam quando a porta for aberta.
Se você possui um smart speaker, outra opção de projeto de automação residencial é criar rotinas com a assistente virtual. Ao ter uma lâmpada smart, você pode configurar com a assistente para que, ao dar o comando “modo cinema”, diminua a intensidade ou troque a cor da luz e ligue a smart TV. Se você tiver um ar condicionado automatizado e uma pipoqueira ligada ao conector smart, também pode programá-los para funcionar com o comando “modo cinema”.
Seja no caso de lâmpadas quanto de soquetes, basta rosqueá-los no bocal de lâmpadas, ligar o interruptor e configurar por aplicativo para aproveitar todas as vantagens.
Já o interruptor smart tem uma instalação que requer mais atenção, pois é necessário substituir o interruptor convencional e realizar as conexões elétricas. Portanto, é recomendado buscar ajuda profissional para a instalação.
Saiba mais: O que é e como funciona a lâmpada inteligente?
Liberação de acessos a distância
Já imaginou liberar a entrada de visitas sem precisar ir até a porta ou mesmo a distância? Com um projeto de automação residencial isso é possível!
Uma das soluções mais procuradas quando falamos em segurança e casas inteligentes é o videoporteiro smart. Ele funciona como um interfone com câmera que pode ser acessado por aplicativo ou assistente virtual de qualquer lugar e integrado com outros dispositivos inteligentes. Além de assistir às imagens, ele permite comunicação com o visitante.
Quando a visita aciona a campainha do videoporteiro, é enviada uma notificação para o celular para você visualizar a imagem da câmera, falar com a pessoa e se certificar sobre quem está chamando.
Para ter uma entrada ainda mais inteligente, você também pode investir em uma fechadura smart para a porta ou acionador smart para portão. Ao integrar esses dispositivos ao videoporteiro, além de visualizar e se comunicar com o visitante, também é possível liberar o acesso.
Gestão à distância do sistema de segurança
Ter mais segurança para a sua casa e família é uma das vantagens que os projetos de automação residencial podem trazer. Além dos equipamentos de câmera de segurança smart, que estão entre os mais conhecidos para casas inteligentes, também há opção de detectores de gás e fumaça e sirene smart.
Com as câmeras smart, é possível monitorar as áreas internas e externas da casa de qualquer lugar por aplicativo para smartphone. Elas possuem imagem full HD e visão noturna e podem gravar as imagens captadas. Outra função interessante dessas câmeras é a possibilidade de se comunicar por meio dela com voz.
Leia também: Câmera para casa: qual é a ideal para proteger toda a família?
Outros equipamentos simples que podem tornar sua casa mais segura são os sensores de abertura e de movimento. Com um sensor de abertura smart, além de usá-lo como gatilho para acionamento de outros dispositivos inteligentes, você também recebe notificação no celular caso esqueça a porta ou janela aberta, ou ocorra uma tentativa de invasão.
O sensor de movimento também notifica caso haja movimento em sua casa e, se você estiver fora do local, pode configurá-lo para servir de gatilho para acionar a sirene.
Além das soluções para iluminação, portaria e segurança, há diversas opções de projeto de automação residencial que podem ser realizadas com dispositivos inteligentes. Conheça todos os dispositivos da linha Izy e descubra possibilidades de criar rotinas integradas e inteligentes para cada ambiente da sua casa!
Lupa