Automation Anywhere: agentes são o caminho para transformar IA em resultados

Automation Anywhere Mihir CEO

A implementação de agentes de Inteligência Artificial (IA) generativa é o caminho para transformar a IA em resultados e acelerar sua adoção pelo setor corporativo. Essa é a visão da empresa de automação robótica Automation Anywhere, que iniciou, nesta terça-feira (09), o Imagine 2024, evento global para parceiros e clientes realizado em Austin, nos Estados Unidos.

“Ganhos de produtividade individual são ótimos, mas não são revolucionários”, disse Mihir Shukla, CEO e cofundador da Automation Anywhere, durante a abertura do evento. “O que nós precisamos é de uma nova forma de trazer a IA generativa para todos os processos, departamentos e pessoas da corporação. Para isso, precisamos que ela seja segura o suficiente para tomar decisões críticas e que seja utilizável por todos, não só por cientistas de dados”.

Para transformar essa visão em realidade, a empresa apresentou a plataforma “AI + Automation Enterprise System”, nova oferta que combina as capacidades de automação de sistemas da Automation Anywhere com novas ofertas de sistemas de IA e soluções de IA para promover a adoção da tecnologia pelo setor corporativo.

Parte importante desta estratégia se baseia na criação de Agentes de IA. Durante o Imagine, a companhia anunciou o novo AI Agent Studio, solução que permitirá que desenvolvedores de todos os níveis de atuação construam e gerenciem seus próprios agentes de IA. A solução é desenhada para oferecer uma abordagem low-code para o desenvolvimento, e inclui opções para a governança dos agentes.

No AI Agent Studio, empresas podem escolher seus próprios modelos fundacionais, incluindo modelos da AWS, Google Cloud e Microsoft Azure OpenAI, para criação dos agentes, e, na sequência, conectar dados empresariais para fornecer contexto à ferramenta. Também é possível acessar um ambiente de teste de prompts para garantir que as ações e respostas dos agentes estejam de acordo com o caso de uso escolhido.

Leia também: Para 52%, inteligência artificial é próxima grande tendência financeira

A Automation Anywhere também introduziu novas funcionalidades para de segurança e governança para agentes de IA, com controles nativos para a proteção e monitoramento de dados utilizados. Entre elas estão o monitoramento e auditoria de performance, salvaguardas para uso consistente e validação humana e testes de prompts para limitar alucinações.

Por baixo das capacidades do AI Agent Studio está a versão 2.0 dos modelos da IA da Automation Anywhere. A nova versão promete ganhos 30% na criação de automações, 90% de precisão no processamento de documentos e 50% mais resiliência nas automações. Os modelos são treinados com metadados de mais de 300 milhões de automações de processos que estão rodando na plataforma nativa em nuvem da Automation Anywhere.

Também com foco em capacidades de IA, a organização apresentou o Automation Co-Pilot. O novo assistente corporativo pode ser incorporado em qualquer sistema organizacional e integra capacidades conversacionais através do Amazon Q Service. Com o copiloto da companhia, usuários empresariais podem interagir com aplicativos através de perguntas em linguagem natural, incluindo para a ativação de agentes de IA ou para iniciar automações. A nova ferramenta está em fase de preview.

Transformando IA em ações

As novas adições ao portfólio são parte de uma estratégia de expansão no escopo da atuação da Automation Anywhere. Nos últimos dois anos, a companhia vem agregando novas ofertas à sua camada core de automação de processos para ampliar o leque de ferramentas disponíveis para clientes com recursos de IA generativa.

“Nós temos ido além do RPA [automação robótica de processos] rumo a uma automação mais ampla, inteligente e multi-produtos, com capacidade de mineração de processos para ajudar clientes a acelerar e automatizar cada vez mais seus processos de missão crítica”, disse o diretor de Produtos da Automation Anywhere, Adi Kuruganti, em entrevista ao IT Forum.

Além das novas capacidades, a empresa tem buscado produtos que possam ser adotados de forma ágil por clientes, desenvolvendo ferramentas com opções low-code e no-code que podem ser implementadas por áreas de negócio para produção rápida. O AI Agent Studio é exemplo disso. “É uma ferramenta de ‘drag-and-drop’, basta selecionar os modelos e construir os prompts em uma interface simples. Não é algo que demanda centenas de desenvolvedores profissionais e uma grande organização”, anotou Kuruganti.

Dias antes do início da sua conferência anual, a companhia divulgou detalhes sobre seu desempenho no primeiro trimestre fiscal de 2024 que mostram que a estratégia tem surtido efeito – principalmente entre clientes de nível enterprise. Segundo a companhia, projetos de mais de US$ 200 mil registraram um crescimento de mais de 100% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Como uma empresa privada, a Automation Anywhere não divulga detalhes sobre seu desempenho financeiro. O sucesso da estratégia no segmento enterprise, no entanto, pode ser visto junto aos clientes de grande porte que a companhia tem conquistado. No Brasil, a organização tem hoje contratos com nomes como Petrobras, Eletrobras e Vale.

A empresa também afirmou que mais de 65% dos seus novos negócios e de vendas incrementais vieram de clientes que utilizam automação com inteligência artificial. Além disso, quase a totalidade dos clientes da companhia também já realizaram sua migração para a versão mais recente da plataforma de automação por IA da Automation Anywhere.

Os resultados são decorrentes de uma nova estratégia de negócios da companhia que vai além de seus produtos de tecnologia. Segundo Kuruganti, a Automation Anywhere tem se afastado de uma discussão puramente tecnológica de clientes para abordá-los com um processo de Proposta de Valor de Negócio (BVP).

“Essencialmente, todas as nossas conversas com clientes, seja de negócios ou de TI, começam com isso. No final das contas, queremos falar sobre os resultados que eles consideram importantes e, depois, avançar para os departamentos e grupos, e perguntar quais são as tecnologias que vão apoiar esses resultados”, explicou.

Um dos exemplos dessa abordagem é o também novo Service Operations Solution Accelerator. A solução foi apresentada também durante o Imagine 2024 e oferece agentes de IA pré-configurados e fluxos de trabalho predefinidos para uma variedade de casos de uso e é a aposta da companhia para outra estratégia que tem trazido resultados: a atuação por verticais de negócio. Nos próximos trimestres, novas versões do Solution Accelerator serão lançadas para áreas como finanças, TI, RH e indústrias como Saúde, Bancos e Manufatura.

“Cada cliente será um pouco diferente e fará ajustes, mas temos guias de soluções e guias de melhores práticas”, pontuou o diretor de produtos. “A ideia é ter roteiros”.

*O repórter do IT Forum viajou a Austin a convite da Automation Anywhere

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!