Bacardí reduz em 3 vezes tempo de fechamento fiscal

bacardi, bebidas, bebidas alcoolicas

A fabricante de bebidas Bacardí reduziu o tempo de fechamento fiscal de três dias para um dia, e reduziu assim riscos de penalidades impostas pela lei brasileira. Os benefícios foram alcançados com o uso de uma tecnologia baseada em S/4HANA, da SAP, e implementada pela taxtech SOLUTIO.

A Bacardí, que é um grupo familiar de capital fechado com operações em mais de 170 países, 200 marcas e 152 empresas. O departamento de TI no Brasil enfrentava dificuldades para implementar um sistema financeiro adequado devido à falta de padronização nos sistemas locais. Foi então tomada a decisão de migrar os dados para o ERP em nuvem da SAP.

“A solução da SOLUTIO nos permitiu resolver vários desafios críticos gerados pelo sistema fiscal hostil e complexo no Brasil”, diz Alexandre Perozzo, gerente de TI da Bacardí Brasil; “A redução do tempo de fechamento também proporcionou aumento da confiabilidade dos dados e, consequentemente, aperfeiçoou a qualidade da gestão fiscal”.

Leia também: Alexandre Acauí, da Steck: ‘Estamos revendo a nossa arquitetura’

Segundo o executivo, a decisão teve como objetivo adicional reduzir o risco de sanções legais, já que o governo examina de perto registros das empresas e as imprecisões de dados financeiros eram comuns na companhia, exigindo retrabalho. “A infraestrutura limitada e a dependência de processos manuais, em vez de tecnologia, passaram a gerar custo elevado para a Bacardí”, lembra Perozzo.

Bacardí mais segura

Com a SOLUTIO, a Bacardí implementou um projeto de modernização da infraestrutura. “Realizamos uma avaliação detalhada sobre todo o sistema utilizado anteriormente na Bacardí para identificar a melhor forma de apoiar sua adequação às novas demandas por meio da plataforma S/4HANA”, explica Flávio Ortencio, sócio-fundador da SOLUTIO.

No processo, foi priorizada a automatização para centralizar operações fiscais da Bacardí. “Tudo isso foi possível porque a solução tem um banco de dados em memória que torna a aplicação mais dinâmica, flexível e rápida”, diz Ortencio.

Além da melhoria em tempo para fechamento fiscal, a solução agora é embarcada dentro do ERP, o que deu maior segurança no processamento de dados fiscais. A documentação dos processos fiscais e cálculos de impostos passaram a acontecer com mais rapidez e precisão, eliminando o retrabalho manual.

Houve também redução de custos. A solução baseada em nuvem reduz infraestrutura e suporte técnico necessários.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!