Microsoft lança Bing Chat Enterprise, versão de IA generativa para empresas

Bing Chat Enterprise,

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (19/7) os resultados de mais uma investida em Inteligência Artificial Generativa. A empresa revelou durante o Microsoft Inspire o Bing Chat Enterprise, o bate-papo de IA da companhia que visa apoiar o trabalho de funcionários. O lançamento acontece, por enquanto, em versão prévia, alcançado mais de 160 milhões de pessoas.

O anúncio do Bing Chat Enterprise acontece após a Microsoft apresentar no início deste ano o novo Bing alimentado por IA, que a empresa define como “copiloto para a web”. Assim como o ChatGPT, trata-se de um recurso de pesquisa. O Bing Chat Enterprise, como o nome sugere, tem como foco levar as possibilidades da IA generativa para empresas e seus funcionários.

No anúncio do lançamento, publicado no blog da Microsoft, Yusuf Mehdi, viceperesidente Corporativo e Diretor de Marketing do Consumidor, e Jared Spataro, Vice-Presidente Corporativo Modern Work & Enterprise Applications, explicam que uma IA dedicada às empresas visa garantir a conformidade de dados sensíveis aos negócios. “O uso de ferramentas de IA que não são projetadas para a empresa, inadvertidamente, coloca dados comerciais confidenciais em risco. À medida que as organizações adotam a IA, elas querem ter certeza de que seus dados estão protegidos”, dizem os executivos.

Bing Chat Enterprise: privacidade em primeiro lugar

A Microsoft garante que o Bing Chat Enterprise não armazena os dados do bate-papo e que a própria Microsoft não tem acesso a eles, o que sugere que os dados não vazariam para fora da organização. Na prática, de acordo com a empresa, isso significa que ninguém pode ver os dados informados na ferramenta e eles não são usados para treinar os modelos. “Seja pesquisando informações do setor, analisando informações ou buscando inspiração, o Bing Chat Enterprise oferece às pessoas acesso a melhores respostas, maior eficiência e novas maneiras de serem criativos”, declaram os executivos.

Os dados que alimentam tanto o Bing Chat quanto a sua versão Enterprise são dados da Web. As ferramentas fornecem respostas completas e verificáveis com aspas, juntamente com respostas visuais, incluindo gráficos, tabelas e imagens.

Para clientes que já possuem o Microsoft 365 E3, E5, Business Standard e Business Premium, o Bing Chat Enterprise em versão prévia não terá custo adicional. No futuro, ele estará disponível como uma oferta autônoma por US$5 por usuário, por mês. Funcionários poderão acessar o recurso com sua conta corporativa, desde que tenham suporte para o Bing Chat, o Bing.com/chat e a barra lateral do Microsoft Edge. E, no futuro, o Bing Chat Enterprise também estará acessível a partir do Windows Copilot.

Microsoft 365 Copilot

A Microsoft também anunciou os preços do Microsoft 365 Copilot. Ele estará disponível, em breve, por US$ 30 por usuário/mês para clientes Microsoft 365 E3, E5, Business Standard e Business Premium. A oferta revelada inicialmente em março deste ano combina o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) com dados gerados pelos colaboradores nos aplicativos Microsoft Graph e Microsoft 365. A Microsoft explica que o Copilot coloca milhares de habilidades sob o comando do usuário final, contrastando com aplicativos de IA generativa que, geralmente, se concentram em um único recurso, como transcrição em tempo real ou copywriting.

O Microsoft 365 Copilot baseia as respostas em dados de negócios, como documentos, e-mails, calendário, bate-papos, reuniões e contatos, para depois combiná-los com seu contexto de trabalho, por exemplo, a reunião em que você está agora, os e-mails que você trocou sobre um tópico, os bate-papos que você teve na semana passada. A promessa é que o Copilot oferece respostas mais ricas, relevantes e acionáveis para as suas perguntas. Ele pode estar habilitado no Word, Excel, PowerPoint, Outlook e até resumir reuniões no Teams.

A gigante de tecnologia também aproveitou o Microsoft Inspire para revelar a disponibilidade geral de recursos de IA de próxima geração no Power Automate Process Mining. Ele fornece aos clientes insights alimentados por IA para otimizar os processos existentes e impulsiona a eficiência por meio da automação low-code.

A adoção comercial do Azure OpenAI Service também está sendo ampliada. Atualmente, a Microsoft contabiliza mais de 4.500 clientes que utilizam a solução para criar coluções como chatbots, resumir textos e gerar conteúdo. O serviço agora terá a sua disponibilidade ampliada na América do Norte e na Europa Ocidental e chegará na Ásia pela primeira vez. A companhia não revelou ainda planos da disponibilidade no Brasil ou em países da América Latina.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!