Brasil Antenado: com nova finalidade, MCOM rebatiza programa de distribuição de parabólicas

O Ministério das Comunicações e a EAF, organização criada por Claro, TIM e Vivo para atender obrigações do leilão 5G, decidiram rebatizar o programa de distribuição de parabólicas digitais a famílias do CadÚnico para Brasil Antenado.
Isso porque a entidade concluiu na última semana as metas originais previstas no edital de 2021, dentro do programa chamado Siga Antenado. Hoje, 14 de julho, começou um trabalho extra, originalmente não descrito nos compromissos, com escopo ligeiramente diferente e que utilizará recursos sobressalentes da digitalização da TV aberta transmitida por satélite, como já antecipado pelo Tele.Síntese.
A diferença central entre os dois programas está na abordagem territorial, diz o MCOM. Enquanto o Siga Antenado se concentrou na substituição de equipamentos obsoletos, o Brasil Antenado atua em regiões que nunca tiveram acesso efetivo ao sinal de TV aberta.
“Com o fim do Siga Antenado, o Brasil Antenado nasce com foco nas famílias que vivem em áreas onde não há sinal de TV ou onde ele é extremamente limitado”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
A nova política pública visa atender mais de 650 mil famílias de baixa renda até abril de 2026. Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) já podem solicitar gratuitamente a instalação de parabólicas digitais (veja abaixo).
Três fases até abril de 2026
O cronograma do programa prevê a instalação de kits em 323 municípios, organizados em três fases:
- Etapa A: de 14/07 a 12/10/2025 – 77 municípios
- Etapa B: de 12/10/2025 a 11/01/2026 – 138 municípios
- Etapa C: de 12/01 a 12/04/2026 – 108 municípios
Ao todo, 658.310 famílias estão aptas a receber os equipamentos, segundo os dados divulgados pelo MCom.
Atendimento gratuito
Para solicitar o agendamento, os beneficiários devem acessar o site brasilantenado.org.br ou entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404, que também atende por WhatsApp. A instalação e o fornecimento da antena digital são inteiramente gratuitos. (Com assessoria de imprensa)
O post Brasil Antenado: com nova finalidade, MCOM rebatiza programa de distribuição de parabólicas apareceu primeiro em TeleSíntese.