Brasil está entre países com maior taxa de aumento salarial em trabalhos remotos

O Brasil está entre os países que tiveram o maior aumento salarial em novos contratos globais de trabalho remoto em 2022, segundo o relatório do Deel Lab for Global Employment, consórcio de pesquisa e política da Deel, empresa global de RH. O País é o terceiro colocado no ranking, ficando ficou atrás apenas das Filipinas e da Índia.

O levantamento reúne dados agregados de mais de 260 mil contratos da Deel e mais de 15.000 clientes em mais de 160 países.

No Brasil, em 2022, as profissões mais buscadas por empresas globais foram Engenheiros de Software, Estatísticos e Desenvolvedores de Software. Entre os cargos que tiveram maior remuneração por aqui estão os de criação de conteúdo, de operações e financeiro. Esses novos contratos de trabalho remoto no Brasil apresentaram um aumento de 15% nos salários médios.

O relatório ainda indica que os três principais países em número de profissionais contratados globalmente foram, respectivamente, Argentina, Brasil e Colômbia. Já os países que mais contrataram talentos brasileiros em 2022 foram Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México e Austrália. Em relação à faixa etária, 60% dos profissionais brasileiros que trabalham para empresas internacionais possuem entre 25 e 34 anos.

América Latina

O estudo destaca nessa edição o protagonismo da América Latina no cenário mundial e a mudança no perfil de profissional buscado pelas empresas. Cristiano Soares, Country Manager da Deel no Brasil, diz que os cargos não são mais tão restritos à área de tecnologia e novas profissões estão se destacando nas contratações; uma tendência impulsionada pelas possibilidades trazidas com o trabalho remoto.

“Na Deel, acreditamos que as empresas que desejam contratar os melhores talentos não devem se limitar às fronteiras. O Brasil, por exemplo, é um dos países mais populares para se contratar talentos. Mas nele também há empresas brasileiras de diversos tamanhos que querem expandir para outros locais a procura por profissionais em outros mercados. No relatório, vimos como essa tendência é uma via de mão dupla”, explica Soares.

Nesse sentido, os países em que as empresas brasileiras mais contratam são Argentina, México, Colômbia e Estados Unidos. Elas buscam, principalmente, desenvolvedores e engenheiros de software, executivos de vendas e de produtos.

No mundo, a contratação manteve seu ritmo ao longo do ano, com 89% de todos os contratos globais feitos para funções remotas. Globalmente, as rescisões aumentaram no final do ano. Em janeiro de 2022, as rescisões representavam 28% de todos os contratos encerrados e, em dezembro, esse número cresceu para 42%.

O saque de pagamentos em criptomoedas apresentou leve queda globalmente, caindo de 5% para 4%. Enquanto isso, na América Latina, esse número diminuiu de 67% para 64%.