Buser vai usar câmeras com IA para evitar acidentes nas estradas

A startup  Buser, conhecida principalmente pelo serviço de transporte de ônibus intermunicipais, anunciou o lançamento de um sistema de câmeras inteligentes com inteligência artificial para veículos na plataforma. Segundo a empresa, o sistema conta com três sensores visando a segurança do veículo: o sensor anticolisão, que detecta a aproximação de veículos, animais e outros objetos; o sensor de mudança de faixa sem sinalização; e um último sensor que consegue captar piscadas e olhares desatentos do motorista, a fim de prevenir acidentes.

Uma inteligência artificial é responsável por controlar o conjunto de três câmeras. A tecnologia ainda conversa com a central de monitoramento da Buser, que é avisada em caso de risco iminente.

As câmeras ficam posicionadas de forma que conseguem triangular e captar os sinais que devem ser monitorados. Elas ainda emitem avisos sonoros para o motorista quando é necessário.

Leia também: Digibee anuncia aporte de R$ 300 milhões liderado pela Goldman Sachs

A Buser explica que toda vez que forem emitidos três alertas do mesmo tipo por minuto, sua central é avisada por meio de uma integração sistêmica. Assim é providenciado um alerta extra à cabine do motorista e eventual substituição do condutor. De acordo com a startup, o tempo médio entre a constatação do problema e a resolução leva cerca de um minuto. A plataforma também notifica a empresa parceira sobre o ocorrido.

“Como toda inteligência artificial, não basta instalar a máquina, precisamos ensiná-la a parametrizar os comportamentos corretamente, como por exemplo programar os tempos de piscada e desvios no olhar, no caso da câmera de fadiga. A IA não faz tudo sozinha, precisamos interpretar os dados corretamente, programar e analisar”, explica Evandro Salgado, head de segurança na Buser.

Segundo ele, a coleta de dados por meio dessas tecnologias permite que a empresa envie relatórios informativos aos parceiros sobre o perfil de condução e cumprimento de normas e regras de segurança pelos motoristas. Isso, segundo Salgado, aumenta a transparência e a responsabilidade das empresas com a plataforma.

Para as empresas parceiras, a Buser afirma que elas não possuem nenhum gasto extra em relação aos equipamentos. A aquisição, instalação e manutenção são custeadas pela startup.

A novidade já foi instalada em mais de 50 veículos e a previsão é chegar a 250 ônibus ainda no segundo semestre, o que equivale a 80% da frota fixa que roda com a plataforma atualmente.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!