Maioria dos líderes C-Level veem ROI positivo na adoção da nuvem

C-levels, nuvem

Um novo estudo global conduzido pela MIT Technology Review Insights, em parceria com a Infosys Cobalt, relaciona a capacidade da nuvem de impactar os resultados financeiros das companhias, acelerando a transformação digital, além de contribuir com metas de sustentabilidade. As conclusões do estudo “2023 Global Cloud Ecosystem” se baseiam em entrevistas com 400 executivos C-Level, assim como pesquisas e análises secundárias aprofundadas, junto com entrevistas com especialistas globais na economia da nuvem.

Leia mais: Gastos globais com nuvem pública chegarão a US$ 679 bi em 2024

A maioria dos entrevistados (82%) afirma estar monitorando atualmente o ROI da nuvem e 66% já relatam um retorno sobre o investimento positivo sobre a adoção da nuvem. “À medida que o investimento na nuvem se prepara para comandar uma quantidade significativa de gastos globais com infraestrutura de TI em 2023, a interação dinâmica entre flexibilidade, eficiência e produtividade torna-se clara”, afirma Laurel Ruma, diretora editorial global, MIT Technology Review Insights.

Para Anant Adya, vice-presidente executivo e chefe de oferta de serviços da Infosys, o estudo reforça que a nuvem tem uma clara capacidade de impactar os resultados financeiros. “As organizações em todo o mundo estão comprometidas com estratégias de desenvolvimento de tecnologia de última geração que são alimentadas pela nuvem”, acrescenta.

Segurança, sustentabilidade e governança

 

O estudo também observou que as organizações centradas na nuvem esperam uma governança de dados forte (mas nem sempre conseguem). “Uma forte proteção e governança da privacidade de dados é essencial para acelerar a adoção da nuvem. As percepções sobre a soberania dos dados e os quadros de privacidade nacionais variam, destacando a falta de normas globais”, indica o relatório.

A maioria dos entrevistados recusou-se a dizer que os seus países são líderes nesse espaço, mas mais de dois terços afirmam que acompanham o ritmo.

Já os ativos de nuvem pública e híbrida levantam preocupações de segurança cibernética. No entanto, a nuvem se mostra necessária para aumentar a IA e a automação. Devido ao risco associado à IA, o paradigma do utilizador de zero-trust ganhou ampla aceitação em todos os setores, de acordo com a pesquisa.

A nuvem também tem sido encarada pelos executivos como um habilitador da sustentabilidade entre as empresas. A principal função da nuvem – aumentar os recursos de computação – é um facilitador essencial para questões de conformidade, como segurança, privacidade e meio ambiente, social e governança (ESG). 54% dos entrevistados afirmam usar ferramentas em nuvem para relatórios e conformidade ESG, e 51% usam a nuvem para melhorar a diversidade, a equidade e a conformidade com a inclusão.

“As conclusões do relatório ‘2023 Global Cloud Ecosystem’, que criamos com o MIT Technology Review Insights, nos dão uma visão global de como os decisores tecnológicos estão aproveitando os recursos da nuvem para crescer e transformar suas operações”, finaliza Adya.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!