CAF e Microsoft assinam acordo de colaboração que inclui IA

Microsoft, dados sensíveis

O Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e a Microsoft anunciaram um um memorando de entendimento que formaliza uma cooperação em várias áreas. O objetivo é beneficiar organizações na América Latina e Caribe ao promoverem inovação tecnológica.

Em comunicado, as empresas dizem que o acordo busca promover o uso responsável de inteligência artificial, com iniciativas de adoção e aplicação da tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população nas regiões atendidas. Também aumentar a eficiência de entidades públicas e promover o uso de IA como viabilizador de oportunidades na região, aplicando melhores práticas de segurança em sistemas de IA.

CAF e Microsoft dizem ter começado a desenvolver aplicativos de IA para a região que servem para resolver desafios urgentes nos países atendidos pelo banco.

Leia também: IA será copiloto para desenvolvedores, acredita arquiteto da Microsoft

“Avançar decisivamente na transformação digital dos nossos países exigirá, entre outros elementos, o reforço das capacidades de inovação digital da região, o aumento das taxas de investimento em infraestruturas digitais e a melhoria das competências de capital humano para criar um crescimento dinâmico da economia digital”, diz Sergio Díaz-Granados, presidente executivo do CAF.

“Celebramos este acordo para continuar contribuindo com conhecimento, assistência técnica e financiamento para a inclusão digital, a transformação das sociedades por meio do uso responsável de IA e outras tecnologias emergentes e a sustentabilidade ambiental apoiada em tecnologias digitais”, completa.

O CAF é um banco de desenvolvimento voltado para a América Latina e Caribe. Concede financiamento para projetos do setor público e privado. Foi fundada em 1970 e atualmente é composto por 21 países – 19 da América Latina e Caribe, além de Espanha e Portugal – e 13 bancos privados.

Segundo Tito Arciniega, presidente da Microsoft América Latina, o acordo vai ajudar a disseminar e fomentar a troca de conhecimento em aspectos fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da região, como inteligência artificial (IA), habilidades digitais, sustentabilidade e conectividade.

Mais detalhes do acordo

O acordo inclui a oferta de formação para pessoas que desejem ganhar competências digitais. Nos próximos dias será anunciado um curso de cibersegurança para mulheres. No dia 25 de março, será aberto o curso Marketing Digital 360 para 6 mil mulheres.

Na área de conectividade, o acordo desenvolverá iniciativas que permitam a expansão da conectividade de internet de alta velocidade e baixo custo, usando dispositivos que aproveitam espaços brancos do espectro de rádio, com o programa Airband da Microsoft. A ideia é beneficiar comunidades que não têm conexão, com destaque para as populações rurais.

Em sustentabilidade, o acordo prevê iniciativas de impulsionamento da sustentabilidade ambiental em atividades de desenvolvimento, incluindo redução de desigualdades entre o campo e a cidade. A ideia é criar condições que aumentem a produtividade do campo e tragam um futuro mais sustentável para a região.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!