Calculadora gratuita avalia ROI sobre o uso de low-code

A GeneXus, empresa do Grupo Globant que desenvolve plataformas low-code, anunciou essa semana uma calculadora de ROI (retorno sobre o investimento) para medir lucro obtido com adoção de low-code. A ferramenta é voltada para clientes da companhia.

A empresa diz que, diferente do cálculo do ROI “tradicional”, onde se avalia ações da empresa para traçar estratégias e aumentar os ganhos, no caso do desenvolvimento de uma aplicação a conta não é simples. Algumas variáveis envolvidas dificultam a conta, incluindo complexidade da aplicação, o ambiente tecnológico envolvido, as integrações, volatilidade dos requisitos, a maturidade dos desenvolvedores etc.

A calculadora da GeneXus promete disponibilizar os cálculos de forma digital e automaticamente. É necessário colocar dados da aplicação que se deseja desenvolver para chegar ao resultado.

Leia também: Excessos digitais e sustentabilidade são preocupações para os próximos anos

“O usuário preenche algumas informações, como a estrutura tradicional que ele imagina para o desenvolvimento do projeto, a complexidade do sistema a ser desenvolvido, o ambiente tecnológico do projeto, a estabilidade dos requisitos (grau de manutenibilidade do sistema), a produtividade típica que a estrutura tradicional tem e o valor de benefícios para o negócio, entre outros. Com esses dados, a calculadora estima os custos do modelo tradicional e os custos com GeneXus, bem como o time-to-market”, explica Ricardo Recchi, country manager da GeneXus no Brasil, Portugal e Cabo Verde.

O sistema também promete dar aos usuários uma análise de projeção futura do ROI. “Por exemplo, a estabilidade dos requisitos pós-implantação. Ou seja, conseguimos calcular o ROI não apenas para o desenvolvimento inicial do sistema, mas também a estimativa para um horizonte de cinco anos, incluindo as manutenções”, esclarece Recchi.

É possível acessar a calculadora por meio do link.