CEO da OpenAI lidera coalizão global para impulsionar infraestrutura de IA

Sam Altman, CEO da OpenAI

O CEO da OpenAI, Sam Altman, está na liderança de uma iniciativa global destinada a fortalecer a infraestrutura essencial para o desenvolvimento da inteligência artificial (IA). Em meio à crescente demanda por chips, energia e capacidade de data center, Altman tem mantido discussões estratégicas com investidores e autoridades governamentais em diferentes partes do mundo.

Segundo fontes que pediram anonimato à Bloomberg, Altman recentemente se encontrou com líderes empresariais e governamentais nos Emirados Árabes Unidos para discutir sobre o papel do setor privado na construção de infraestruturas de IA em larga escala. Além da produção de chips, a iniciativa de Altman também aborda a necessidade de recursos adicionais, como energia renovável e capacidade de data center.

Leia mais: Nova tecnologia da OpenAI promete clonagem de voz em segundos

Os esforços de Altman não se limitam apenas ao Oriente Médio. O executivo está empenhado em angariar bilhões de dólares de investidores ao redor do mundo para um projeto de produção de chips. A intenção é utilizar esses recursos para criar uma série de fábricas dedicadas à fabricação de semicondutores, de acordo com a Bloomberg.

“Como já foi relatado, a OpenAI está tendo conversas em andamento sobre o aumento da infraestrutura global e das cadeias de abastecimento para chips, energia e data centers”, disse um porta-voz da OpenAI em um comunicado. “Esperamos compartilhar mais detalhes em uma data posterior”.

A empresa reconhece o enorme desafio que representa a demanda por energia para impulsionar os sistemas de IA, segundo uma fonte próxima à empresa. Altman já destacou a necessidade de uma grande inovação energética para sustentar essa tecnologia intensiva em energia. Ele sugeriu que fontes de energia mais acessíveis, como a energia solar, ou até mesmo avanços na fusão nuclear, poderiam ser catalisadores para o progresso contínuo da IA.

No entanto, esse impulso por investimentos estrangeiros também está sujeito a escrutínio, especialmente do Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos. Preocupações sobre laços com a China têm levado a um olhar mais atento sobre potenciais investidores, como a empresa de IA de Abu Dhabi, G42.

Altman já se reuniu com a Embaixadora dos EUA nos Emirados Árabes Unidos, Martina Strong, e com a Secretária de Comércio, Gina Raimondo. Ele agora planeja encontros em Washington com membros do Capitólio, da segurança nacional e da inteligência dos EUA.

*Com informações da Bloomberg

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!