Check Point e Nvidia firmam parceria em solução de segurança para IA em escala
A especialista em cibersegurança Check Point anunciou recentemente uma colaboração com a Nvidia. O objetivo é melhorar a segurança da infraestrutura de inteligência artificial (IA) oferecida na nuvem. A nova solução da marca israelense é integrada às DPUs (Data Processing Units) da Nvidia e promete ajudar na prevenção de ameaças de rede e hospedagem.
“A IA oferece grandes benefícios nos setores de saúde, educação, finanças e muito mais. Ao mesmo tempo, a taxa e a sofisticação dos ataques cibernéticos estão aumentando, com os agentes de ameaças procurando cada vez mais formas de interromper cargas de trabalho de IA na nuvem”, alerta Gera Dorfman, vice-presidente de segurança de rede da Check Point.
Segundo o executivo, o trabalho com a Nvidia busca oferecer uma solução segura de IA na nuvem que “protege até mesmo os workloads de IA mais sensíveis e privados contra ameaças cibernéticas”, diz Dorfman.
IA na mira da Check Point
Segundo a Check Point, a rápida adoção da IA provocou também criou vetores de ataques adicionais direcionados para esse tipo de solução. Incluindo backdoor de modelos de IA para controlar a saída de um modelo ou para obter acesso não autorizado ao ambiente, exfiltração de dados e negação de serviço.
Leia ainda: golpe altera código Pix em faturas sem infectar dispositivo
Estas ameaças, diz a empresa, comprometem a integridade e a segurança dos sistemas de IA e representam riscos para os negócios. Podem também prejudicar a confiança nas operações de IA e afetar outros aspectos do data center.
A solução da Check Point usando tecnologia da Nvidia promete insights de segurança nos níveis de rede e host para proteger infraestruturas de IA contra ameaças cibernéticas convencionais e novas. A abordagem promete dar ao sistema de segurança ciência de atividades de rede e processos no nível do host.
“A solução AI Cloud Protect tem um projeto que se integra perfeitamente com todo o ecossistema de IA da Nvidia. Esse tipo de solução é direcionada aos provedores de serviços, desde operadoras até provedores de serviços de nuvem em todo o mundo”, diz Rupal Hollenback, presidente mundial da Check Point.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!