Cibercriminosos direcionam ataques a brasileiros no período de compras de fim de ano

cibercriminosos, fim de ano

Os brasileiros vêm enfrentando uma crescente onda de ciberameaças direcionadas às compras de fim de ano e perdendo dinheiro como consequência, alertou uma nova pesquisada realizada pela empresa de cibersegurança Norton. De acordo com o “Relatório de Insights de Cibersegurança 2023”, 95% dos consumidores no Brasil planejam gastar em compras no período, sendo que a esmagadora maioria (99%) destes afirma que farão algumas compras online. A pesquisa ouviu 1.002 brasileiros sobre compras online para o fim de ano.

Dos entrevistados, 31% afirmam ter sido alvo de golpes, durante o período festivo em anos anteriores. Mais preocupante do que isso é a taxa de sucesso dos cibercriminosos: quase metade do total de brasileiros que foram alvo de algum tipo de tentativa de golpe online (46%) sofreram perdas financeiras, além de outras consequências prejudiciais deste tipo de crime. A pesquisa revelou ainda que o prejuízo financeiro médio sofrido pelas vítimas no Brasil foi superior a R$ 1.500,00 (R$ 1.565,57).

Leia mais: Maioria dos ataques cibernéticos se esconde no tráfego criptografado

Além das perdas financeiras, esse tipo de roubo é responsável pela maior preocupação da maioria dos consumidores no Brasil, quando se trata de crimes cibernéticos, segundo a pesquisa da Norton: 84% dos brasileiros estão preocupados com seus dados pessoais sendo comprometidos.

“Se as perdas são frequentes, as consequências são graves e as preocupações são muitas. Por outro lado, o que falta é o conhecimento de como se proteger contra os ataques cada vez mais frequentes e cada vez mais sofisticados”, afirma Iskander Sanchez-Rola, Diretor de Inovação de Privacidade da Norton. “Nossa pesquisa revela que 81% dos consumidores brasileiros dizem que gostariam de saber como se proteger melhor contra os cibercriminosos, durante as festas de fim de ano. Na verdade, 74% dos entrevistados disseram acreditar que há mais fraudes nessa ocasião do que em qualquer outra época do ano, e 57% afirmam que os seus hábitos de compra mudam durante o período festivo.”

Apesar dos riscos, comprar online continua sendo uma opção muitas vezes vantajosa. Na lista abaixo, os especialistas em cibersegurança da Norton compartilham dicas para que os consumidores aproveitem ofertas e a comodidade do e-commerce com segurança.

Compre de varejistas que você conhece

Não confie cegamente nos resultados da pesquisa. Sempre verifique as URLs para identificar erros ortográficos ou erros como Amaozn em vez de Amazon, por exemplo. Marque os seus sites de compras favoritos, para visitá-los diretamente.

Cuidado com ofertas boas demais para ser verdade

Muitos consumidores online são enganados ao reagir a ofertas que são boas demais para ser verdade. Os cibercriminosos costumam criar anúncios de produtos de grife ou de luxo com grandes descontos, mas, uma vez encomendados, esses itens não chegam ou são produtos falsificados.

Cuidado ao fazer compras em redes Wi-Fi públicas

As redes Wi-Fi públicas são fáceis de hackear e os cibercriminosos podem interceptar dados que um usuário envia para um site de compras, como cartão de crédito ou detalhes de pagamento. Ao fazer compras online, é essencial usar uma conexão segura à Internet. Caso o usuário precise realizar compras fora de viagem, a recomendação é utilizar uma rede virtual privada (VPN).

Contrate um serviço de proteção contra roubo de identidade

Mesmo seguindo as dicas de segurança, ainda existe a chance do usuário ser hackeado ou enganado por um cibercriminoso. Para manter suas contas no ambiente online e informações financeiras protegidas, a Norton recomenda inscrever-se em um serviço de proteção contra roubo de identidade.

Use aplicativos de compras oficiais sempre que possível

Amaioria dos grandes varejistas têm seus próprios aplicativos para dispositivos móveis. Esses aplicativos podem ser muito mais seguros do que visitar os seus sites. Certifique-se de manter os seus aplicativos atualizados para evitar bugs e vulnerabilidades ativando atualizações automáticas.

“Lembre-se sempre de comprar com sabedoria, estar atento e proteger-se de fraudes ao fazer compras online. Ao seguir essas medidas de segurança, as pessoas podem evitar ser surpreendidas de maneiras desagradáveis. Com a proteção online certa, as pessoas podem desfrutar de experiências mais seguras e satisfatórias sempre que passarem um tempo de suas férias navegando e realizando compras no mundo digital, durante as festas de fim de ano”, conclui Iskander Sanchez-Rola.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!