CIOs estão otimistas com IA, mas infraestrutura de TI é empecilho

IA generativa, inteligência artificial

A grande maioria dos líderes de TI está otimista sobre os benefícios potenciais da inteligência artificial (IA), enquanto buscam aumentar investimentos na tecnologia, constatou nova pesquisa da AMD feita com CIOs globais. Três em cada quatro líderes, de acordo com o estudo, têm boas expectativas, incluindo o aumento da eficiência dos funcionários até soluções automatizadas de segurança cibernética.

No entanto, embora os líderes de TI tenham clareza sobre os benefícios da IA na produtividade, eficiência e segurança, muitos estão incertos quanto à pontualidade da adoção da IA devido à falta de roteiros de implementação e à prontidão geral do hardware e da pilha de tecnologia existentes – 52% afirmam que ainda não possuem a infraestrutura de TI necessária para lidar eficazmente com cargas de trabalho de IA.

Leia também: Empresas desejam priorizar soluções digitais, mas esbarram em orçamento

O estudo foi realizado com 2.500 líderes de TI nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Japão para entender como as tecnologias de IA estão remodelando o local de trabalho, como os líderes de TI estão planejando sua tecnologia de IA e os roteiros de hardware relacionados e quais são seus maiores desafios para a adoção.

Apesar de algumas hesitações em relação à segurança e à percepção de que o treinamento da força de trabalho seria oneroso, ficou claro que as organizações que já implementaram soluções de IA estão observando um impacto positivo e as organizações que adiam correm o risco de ficar para trás.

Das organizações que priorizam as implementações de IA, 90% relatam que já estão observando um aumento na eficiência do local de trabalho.

Matthew Unangst, diretor sênior, cliente, comercial e estação de trabalho da AMD, lembra que o pioneirismo de adotar a IA traz suas vantagens para as organizações.

“Os líderes de TI estão vendo os benefícios das soluções habilitadas para IA, mas suas empresas precisam delinear um plano mais focado para a implementação ou correm o risco de ficar para trás. Ecossistemas de software abertos, com hardware de alto desempenho, são essenciais”, comenta o executivo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!