Cirion nomeia CEOs para conectividade e data centers

A Cirion Technologies anunciou hoje, 8 de julho, uma reestruturação em sua liderança executiva e na organização interna das operações na América Latina. A empresa, que atua como provedora de infraestrutura digital e tecnologia, nomeou dois CEOs distintos para liderar a unidades de negócios de conectividade e a unidade de data centers.

Santiago Londoño, que ingressou na companhia em abril de 2025, assume como CEO da unidade de conectividade. Já Nelson Fonseca, na empresa desde fevereiro de 2024, será o CEO da divisão de data centers. Ambos vão se reportar diretamente ao conselho de administração.

Santiago Londoño, CEO da unidade de negócios de Conectividade na Cirion e Nelson Fonseca, CEO da unidade de Data Centers
Santiago Londoño, CEO da unidade de negócios de Conectividade na Cirion e Nelson Fonseca, CEO da unidade de Data Centers

A mudança coincide com a separação operacional entre os dois segmentos, permitindo que cada unidade foque em estratégias específicas de crescimento, ainda que compartilhem recursos da estrutura corporativa.

Facundo Castro vai para o Conselho

Com a reorganização, Facundo Castro deixa o cargo de CEO e passa a integrar o Conselho de Administração da empresa. Ele está na companhia há mais de 25 anos, onde liderou o processo de separação da Cirion da Lumen Technologies e a retomada dos investimentos em redes ópticas e em infraestrutura de data centers.

A Stonepeak, empresa global de investimentos em infraestrutura e controladora da Cirion, também manifestou apoio à nova liderança. “Estamos confiantes na capacidade de Santiago e Nelson para acelerar o crescimento das duas principais frentes de negócios da Cirion”, afirmou Andrew Thomas, diretor da Stonepeak e membro do conselho.

Experiência dos novos executivos

Santiago Londoño tem mais de 25 anos de experiência no setor de telecomunicações, com passagens por empresas como Millicom, Liberty Latin America e Despegar.com. Ele lidera as iniciativas relacionadas a conectividade, redes terrestres e infraestrutura submarina de fibra óptica.

Já Nelson Fonseca foi presidente e CEO da Cyxtera, empresa global de serviços de colocation e interconexão. Na Cirion, comandou projetos de expansão com a construção de novos data centers em Lima (Peru) e Santiago (Chile).

A empresa atende atualmente mais de 5.500 clientes na América Latina, entre operadoras fixas e móveis, ISPs, empresas, agências públicas e provedores de nuvem com serviços de colocation, interconexão, redes IP e infraestrutura de fibra. (Com assessoria de imprensa)

O post Cirion nomeia CEOs para conectividade e data centers apareceu primeiro em TeleSíntese.