Classes em PHP 5

As classes em Programação orientada a objetos (POO) são definições dos elementos que formam um sistema, neste caso, definições dos objetos que vão intervir em nossos programas.

Um objeto se define indicando que propriedades e funcionalidades têm. Justamente essas declarações são o que é uma classe. Quando se faz uma classe simplesmente se especifica que propriedades e funcionalidades têm. Por exemplo, um homem poderia ter como propriedades o nome ou a idade e como funcionalidades, comer, mover-se ou estudar.

Na classe homem, declararíamos dois atributos: a idade ou o nome, que seriam como duas variáveis. Também deveríamos criar três métodos, com os procedimentos a seguir para que o homem possa comer, mover-se ou estudar. Estes métodos se definem declarando funções dentro da classe.

O código para definir uma classe pode ser visto a seguir:

class homem{
var $nome;
var $idade;

function comer($comida){
//aqui o código do método
}

function moverse($destino){
//aqui o código do método
}

function estudar($diciplina){
//aqui o código do método
}
}

Poderá se comprovar que este código não difere em nada das versões anteriores de PHP, que já suportavam certas características da POO. Esta situação mudará explorando um pouco mais as características mais avançadas de PHP 5, que implicarão melhoras que não estavam presentes nas versões anteriores

Instanciar objetos a partir de classes

Vimos que uma classe é somente uma definição. Se quisermos trabalhar com as classes devemos instanciar objetos, processo que consiste em gerar um exemplar de uma classe.

Por exemplo, temos a classe homem anterior. Com a classe em si não podemos fazer nada, mas podemos criar objetos homem a partir dessa classe. Cada objeto homem terá umas características próprias, como a idade ou o nome. Ademais poderá desempenhar umas funções como comer ou mover-se, agora também, cada um comerá ou se moverá por sua própria conta quando lhe for solicitado, sem interferir à princípio, com o que possa estar fazendo outro homem.

Aproveitando, vamos ver como se gerariam dois homens, ou seja, como se instanciariam dois objetos da classe homem. Para isso, utilizamos o operador new.

$carol = new homem();
$jorge = new homem();

Conclusão

É importante se dar conta da diferença entre um objeto e uma classe. A classe é uma definição de umas características e funcionalidades, algo abstrato que se concretiza com a instanciação de um objeto de tal classe.
Um objeto já tem propriedades, com seus valores concretos, e podem ser passadas mensagens (chamar aos métodos) para que façam coisas.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/335.php

Deixe um comentário