Cobasi amplia outsourcing e aumenta produtividade da TI

A imagem mostra a fachada de uma loja da Cobasi, uma rede de varejo especializada em produtos para pets, casa e jardim. A entrada é iluminada, com uma grande janela de vidro que revela o interior da loja, que parece ser organizada e bem decorada. O nome "Cobasi" está em destaque, em letras grandes e brancas, acompanhado dos termos "PET · CASA · JARDIM", com a palavra "Cobasi" destacada em laranja e verde. Em frente à loja, há alguns carrinhos de compras empilhados. A decoração interna parece ter várias prateleiras com produtos para pets e jardinagem

A Cobasi, varejista de produtos para pets, tem uma parceria de quatro anos com a especialista em outsourcing Simpress. Em comunicado enviado ao IT Forum essa semana, a empresa revelou alguns resultados dos contratos firmados, sendo o primeiro deles o de outsourcing de impressoras. Hoje são 2,4 mil equipamentos locados pela Cobasi, incluindo notebooks, monitores, desktops e smartphones.

O último grande contrato foi executado em outubro: a rede de lojas trocou 550 estações de trabalho com notebooks e monitores HP com a Simpress. Os dispositivos são utilizados principalmente no setor administrativo nas lojas. Com sede em São Paulo, a Cobasi tem atualmente mais de 240 lojas em 15 estados do Brasil.

O serviço de “rollout”, como é chamado, substitui computadores antigos por mais modernos. Toda a montagem e a pré-configuração dos notebooks e monitores foram feitas pela Simpress, deixando o time interno de TI da Cobasi livre para outras atividades.

Leia também: Primeira CEO mulher fora da família fundadora é nomeada pela Samsung

A parceria entre Simpress e Cobasi inclui também uma Central de Monitoramento que supervisiona desktops e notebooks da rede. A solução promete prevenir problemas de invasão, localizar máquinas quando necessário e gerar relatórios mensais com análises preditivas, como a identificação de softwares duplicados ou não originais. Também a reduzir gastos e prevenir problemas.

“Uma de nossas dificuldades era conseguir novos equipamentos, porque o valor de investimento é muito alto, com parcelas a perder de vista. (…) Com o outsourcing, não temos mais esse problema”, pondera Wesley Novais, coordenador de TI da Cobasi, que também menciona facilidades com o parque de impressoras. “O sistema identifica quando o toner é trocado e envia uma notificação automática para a Simpress providenciar o envio de outro, sem necessidade de um colaborador da Cobasi fazer o pedido…”.

Segundo o executivo, a adesão crescente ao modelo de outsourcing é “inevitável”, uma vez que comprar computadores e impressoras traz riscos de obsolescência, além do investimento elevado.

O contrato da Cobasi com a Simpress inclui neutralização de dióxido de carbono (CO2) dos equipamentos. Com a iniciativa, são compensadas emissões relacionadas ao consumo de energia elétrica dos dispositivos locados. O serviço foi lançado em maio de 2023 e está em cerca de mil contratos, diz a própria Simpress.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!