Mais um cofundador da OpenAI vai para a Anthropic e reforça IA ética

Anthropic, openai

Durk Kingma, cofundador da OpenAI, foi contratado pela Anthropic, conforme anunciado pelo próprio pesquisador em publicações nas redes sociais nesta terça-feira (01). Kingma, que trabalhará remotamente da Holanda, ainda não divulgou qual equipe ou projeto específico integrará na startup de inteligência artificial focada em segurança.

Com doutorado em machine learning pela Universidade de Amsterdã, Kingma possui vasta experiência no setor de IA. Ele atuou como pesquisador na Google e foi parte da equipe fundadora da OpenAI, onde liderou o desenvolvimento de algoritmos para modelos generativos, como o ChatGPT e o DALL-E. Em 2018, ele deixou a OpenAI para investir em startups de IA, retornando mais tarde ao Google Brain, um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento em IA da empresa, que se fundiu com a DeepMind em 2023.

Leia também: A bruxa está solta na OpenAI: três líderes deixam empresa no mesmo dia

“A abordagem da Anthropic para o desenvolvimento de IA ressoa significativamente com minhas próprias crenças”, escreveu Kingma. “Estou ansioso para contribuir com a missão da Anthropic de desenvolver sistemas de IA poderosos de maneira responsável. Mal posso esperar para trabalhar com sua talentosa equipe, que inclui vários ex-colegas excelentes da OpenAI e do Google, e enfrentar os desafios que estão por vir!”

Recentemente, a Anthropic tem se destacado pela contratação de talentos que saíram da OpenAI. Além de Kingma, a empresa trouxe Jan Leike e John Schulman, ambos com passagem pela mesma organização. Schulman é também um dos cofundadores da OpenAI.

Outro contratado recentemente pela startup foi o cofundador do Instagram e Artifact, Mike Krieger, que se tornou o primeiro Chefe de Produto da empresa.

A Anthropic é liderada por Dario Amodei, ex-vice-pesidente de pesquisa da OpenAI, que fundou a empresa após divergências sobre o direcionamento comercial da OpenAI.

*Com informações do TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!