Como a TI pode aproveitar o poder da IA e do GPT

ChatGPT, IA generativa, cibersegurança, GPT, IA

Hoje em dia, os líderes de TI não podem abrir um navegador da web sem ver inúmeras histórias sobre como as tecnologias de inteligência artificial (IA) e de transformador pré-treinado generativo (GPT) economizaram tempo, recursos e dinheiro para as empresas. Infelizmente, eles também podem se deparar com uma ou duas histórias sobre como as empresas sofreram um desastre graças à aplicação de IA e GPT no caso de uso errado e com dados ruins.

Os observadores da indústria debatem a utilidade dessas tecnologias enquanto também detalham os riscos inerentes de confiar cegamente na tecnologia com dados confidenciais. Mas a recompensa potencial pode valer a pena correr o risco, de acordo com pesquisas recentes. Por exemplo, “em uma recente pesquisa de webinar do Gartner com mais de 2.500 executivos, 38% indicaram que a experiência e a retenção do cliente são o objetivo principal de seus investimentos em IA generativa. Em seguida, vieram o crescimento da receita (26%), otimização de custos (17%) e continuidade dos negócios (7%).”

E os analistas da Forrester Research alertaram em um blog: “É importante lembrar que, se a IA generativa facilita as coisas, também torna mais fácil fazer coisas ruins”.

Então, o que as equipes de TI das empresas devem acreditar sobre as tecnologias da moda? E como a TI pode aproveitar os benefícios que essas tecnologias oferecem sem riscos? Para começar, essas tecnologias prometem automatizar processos que reduzem o trabalho de coleta e correlação de dados entre os setores. Por exemplo, a IA e o GPT podem diminuir o tempo que a TI leva para encontrar e resolver problemas, bem como comunicar os resultados de uma maneira inegavelmente humana e conversacional que repercutirá entre os usuários finais e os clientes.

Aqui estão alguns dos melhores casos de uso de TI para GPT nos ambientes sofisticados de hoje.

Recomendações automatizadas de especialistas

A IA e o GPT dependem do consumo de volumes de dados em um ambiente, bem como da capacidade de correlacionar rapidamente eventos e alertas em tempo real com incidentes conhecidos e suas respectivas correções. Essas tecnologias podem ser melhor utilizadas como recursos integrados em ferramentas de experiência e monitoramento de serviço, permitindo que a TI acelere a identificação e resolução de problemas.

Por exemplo, o GPT pode coletar informações dos sistemas Jira sobre como o problema identificado foi resolvido no passado, acelerando o tempo de resolução para os negócios.

As tecnologias de IA e GPT podem silenciar o ruído de vários eventos e alertas – e fornecer informações valiosas para as equipes de TI mais rapidamente do que seria humanamente possível. O número de alertas gerados por várias ferramentas de monitoramento sempre foi um problema no gerenciamento de ambientes de TI sofisticados.

Agora, com o GPT, os funcionários de TI têm as ferramentas de que precisam para saber quais alertas representam um incidente crítico e quais eventos podem realmente ser desconsiderados como ruído.

Inteligência na identificação e resolução de problemas

A maioria dos ambientes de TI possui várias ferramentas de monitoramento que geram alertas quando ocorre um incidente. Acrescente a isso os tíquetes de serviço gerados pelos usuários finais, e a tarefa de relacionar os eventos à solicitação de serviço pode rapidamente se tornar esmagadora. Os operadores de TI que tentam entender como resolver o problema e fechar o ticket de serviço se beneficiarão muito com a forma como as tecnologias GPT podem gerar resolução de problemas.

A IA e o GPT podem fornecer resumos em linguagem simples e ponderados de como os problemas foram resolvidos no passado e como esse conhecimento pode ser aplicado na situação atual. O GPT pode gerar relatórios de causa raiz de automação decifrando um grupo de tíquetes relacionados e destilando as principais resoluções desse grupo, eliminando o desperdício de tempo para TI e acelerando a disponibilidade de serviços para usuários finais e clientes.

Resultados de pesquisa perfeitos

A pesquisa é uma ferramenta útil — quando fornece respostas diretamente relacionadas à consulta de pesquisa. Com a IA e o GPT incorporadas às tecnologias de pesquisa, o gerente de serviço e os operadores de TI podem confiar mais facilmente que os resultados da pesquisa se aplicarão ao problema em questão.

O GPT pode capacitar agentes da central de serviços e os usuários finais em sua busca por respostas adequadas e aplicáveis com o local de trabalho digital de sua empresa. As ferramentas de IA e GPT fornecerão a melhor e mais provável resposta rapidamente, acelerando o tempo de resolução tanto para a TI quanto para os funcionários.

Agentes virtuais mais inteligentes

É aqui que o GPT de hoje realmente se destaca. Devido ao seu processamento de linguagem natural, o GPT pode permitir que os agentes de bate-papo virtual se comuniquem de forma mais humana do que nunca. Usando seu acesso a volumes de dados corporativos, o GPT pode pesquisar e encontrar a melhor e mais rápida resposta para qualquer consulta — e transmitir as informações em linguagem simples, fácil de entender e implementar.

Mais uma vez, o poder de acelerar a resolução de problemas fornecerá benefícios infinitos para uma empresa corporativa, aliviando a carga das equipes de TI, permitindo que os usuários finais se ajudem e dando aos clientes acesso às melhores informações e ferramentas mais inteligentes para responder às suas perguntas.

Prevenção de riscos de mudanças no DevOps

As organizações que adotam o DevOps provavelmente também seguem o mantra “falhe rápido, falhe com frequência, recupere rapidamente” ao implementar mudanças. Com o GPT, não falhar é uma opção, pois a tecnologia dirá o que pode e é provável que aconteça quando você implantar alterações específicas.

As tecnologias generativas orientadas por IA podem ser integradas à cadeia de ferramentas DevOps, permitindo que os desenvolvedores vejam o impacto potencial de uma mudança antes de lançá-la. Com base nas lições de falhas passadas, a IA e o GPT podem antecipar o impacto de uma alteração ou liberação em um serviço de negócios e, mesmo antes da implementação, identificam o nível de risco da mudança.

A IA e o GPT continuarão a intrigar os líderes de TI à medida que evoluem em aplicativos prontamente disponíveis e em ambientes corporativos. Os gerentes de tecnologia experientes aprenderão como aplicar as tecnologias em suas empresas para aliviar a equipe humana da tediosa coleta e correlação de dados, acelerando o tempo de resolução e reparo.

Os usuários finais e os clientes também podem aproveitar os benefícios da IA e do GPT quando os capacita com o conhecimento para ajudar a si mesmos. A tecnologia permitirá que os departamentos de TI da empresa simplifiquem os processos de identificação e resolução de problemas – e potencialmente muito mais.

Para obter esses e outros benefícios, os líderes de TI devem desenvolver estratégias inteligentes para incorporar a tecnologia em suas organizações e aproveitar seu poder para conduzir uma empresa digital autônoma.

* Ajoy Kumar é cientista-chefe de dados, gerenciamento de operações e serviços digitais da BMC

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!