Como escolher uma senha segura


Hacker Walter Delgatti disse que, entre as senhas do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estavam ‘123mudar’ e ‘12345’, que aparecem entre as mais comuns em vazamentos de dados. É possível seguir cinco dicas para proteger a conta. A escolha das senhas é um passo importante para dificultar o surgimento de problemas no mundo digital.
Reprodução
O hacker Walter Delgatti disse nesta quinta-feira (17) à CPI dos Atos Golpistas que as senhas usadas no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) eram “123mudar”, “CNJ123” e “12345”. A fala chamou atenção pela suposta facilidade para acessar ambientes que deveriam estar protegidos.
A sequência numérica “12345” foi a 4ª senha mais encontrada em vazamentos de dados de usuários no Brasil em 2022, enquanto “123mudar” aparece na 21ª posição. O levantamento foi feito pelo serviço de gerenciamento de senhas NordPass.
A escolha de uma senha forte é um dos principais fatores para proteger celular e computador, bem como redes sociais ou contas usadas no trabalho. Confira abaixo como criar uma senha segura e proteger suas contas.
Crie senhas longas, que são mais difíceis de serem adivinhadas por tentativa e erro – uma dica é usar truques para criar senhas mais criativas, como pequenos trechos de frases ou músicas importantes para você;
Use letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais, como @ e $;
Não use a mesma senha em vários sites ou aplicativos;
Use um gerenciador de senhas, que permite armazenar as credenciais com segurança — o navegador Google Chrome e o aplicativo Microsoft Autenthicator são alguns dos que oferecem essa ferramenta.
Quando possível, ative a proteção de dois fatores em sua conta – assim, mesmo que alguém descubra a sua senha, será preciso inserir outro código, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou um aplicativo de autenticação que você escolher.
LEIA TAMBÉM:
Saiba como usar um gerenciador de senhas
Como proteger o WhatsApp em caso de roubo ou perda do celular
Segurança da informação tem salário de R$ 38 mil, mas não encontra profissionais; veja como entrar
VÍDEO: Como criar uma senha forte?