Conexões 5G atingem 2 bilhões no mundo no 3º trimestre de 2024
As conexões globais de rede móvel de quinta geração (5G) ultrapassaram dois bilhões no mundo no terceiro trimestre de 2024, crescimento de 48% em relação ao ano anterior. Dados da associação multinacional 5G Americas e da Omdia divulgados na quinta-feira (18) indicam que mais de 170 milhões de novas conexões 5G foram adicionadas globalmente no período.
O resultado é considerado pela entidade um “marco histórico”, e destaca “a rápida adoção das tecnologias sem fio de próxima geração”. Projeções das duas organizações indicam que as conexões 5G subirão para 8,4 bilhões até 2029, alcançando 59% de todo o volume de conexões sem fio no mundo.
“Ultrapassar dois bilhões de conexões 5G globalmente é mais do que um marco — é uma prova do poder transformador da 5G em revolucionar indústrias e economias em todo o mundo. À medida que a 5G evolui para 5G-Advanced, seu papel de impulsionar a inovação e a conectividade só se fortalece”, diz em comunicado Viet Nguyen, presidente da 5G Americas.
A América do Norte é a região com mais conexões globais no mundo, com 264 milhões até o fim do 3º trimestre de 2024. A região adicionou 22 milhões de novas conexões 5G no período, taxa de crescimento de 9%. O 5G representa atualmente 37% de todas as conexões sem fio na região, mais que o dobro da média global de 17%.
Leia também: Conheça as tecnologias digitais usadas no porto de Santos
Na América Latina, as conexões 5G saltaram para 67 milhões no 3º trimestre de 2024, com 11 milhões de novas conexões (taxa de crescimento de 19%). Embora a adoção da 5G esteja acelerando, a 4G LTE permanece como dominante na região, com 74% do total de conexões sem fio e 592 milhões de usuários.
“Brasil, Chile, Porto Rico e Uruguai continuam sendo os mercados com a maior penetração de serviços móveis 5G na América Latina e no Caribe. A principal barreira para a adoção da nova geração é a falta de dispositivos de baixo custo, pois as pessoas que substituem seus telefones não necessariamente adquirem dispositivos 5G”, explica Jose Otero, vice-presidente para América Latina e Caribe da 5G Americas.
Além disso, diz o executivo, as operadoras locais continuam expandindo redes 4G tanto para ampliar cobertura e desativar redes legadas 2G/3G como para expandir serviços.
O número de redes comerciais 5G no mundo é de 341 atualmente, superando o ritmo das implantações 4G LTE no mesmo estágio de desenvolvimento, diz a 5G Americas. O investimento em infraestrutura 5G deve apoiar mais aplicações empresariais no mundo, incluindo IoT e serviços de baixa latência em setores como saúde, manufatura e transporte.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!