Construtores em PHP

Os construtores são funções, ou métodos, que se encarregam de realizar as tarefas de iniciação dos objectos ao ser instanciados. Isto é, quando se criam os objetos a partir das classes, chama-se a um construtor que se encarrega de iniciar os atributos do objecto e realizar qualquer outra tarefa de iniciação que seja necessária

Não é obrigatório dispor de um construtor, mas são muito úteis e a sua utilização é muito habitual. No exemplo da caixa, que comentámos no artigo anterior de programação orientada a objectos em PHP, o normal seria iniciar as variáveis como cor ou as relacionadas com as dimensões e também indicar que o conteúdo da caixa está vazio. Se não há um construtor não se iniciam nenhum dos atributos dos objectos.

O construtor define-se dentro da própria classe, como se fosse outro método. O único detalhe é que o construtor deve ter o mesmo nome que a classe. Atenção a PHP, que faz diferença entre maiúsculas e minúsculas.

Para a classe Caixa definida anteriormente, poderia declarar-se este construtor:

function Caixa($altura=1,$grossura=1,$largura=1,$cor=”preto”){
$this->altura=$altura;
$this->grossura=$grossura;
$this->largura=$largura;
$this->cor=$cor;
$this->conteudo=””;
}

Neste construtor recebemos por parâmetro todos os atributos que há que definir numa caixa.

É muito útil definir uns valores pré-definidos nos parâmetros que recebe o construtor, igualando o parâmetro a um valor dentro da declaração de parâmetros da função construtora, deste modo, ainda que se chame ao construtor sem proporcionar-lhe parâmetros, iniciar-se-á com os valores pré-definidos.

É importante assinalar que nos construtores não se tem porque receber todos os valores para iniciar o objecto. Há alguns valores que se podem iniciar a vazio (NULL) ou a qualquer outro valor fixo, como neste caso, o conteúdo da caixa, que inicialmente supusemos que estará vazia.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/115.php

Deixe um comentário