Criminosos usam link falso para regularização da CNH

Nos últimos meses, um novo golpe tem preocupado motoristas em todo o país. Criminosos estão se passando por funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para aplicar fraudes e obter dados bancários das vítimas. Conhecido como o golpe da “CNH suspensa”, a fraude é realizada por meio de mensagens SMS que induzem a vítima a pagar uma suposta taxa para evitar a suspensão de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mensagem contém um link que direciona a vítima a uma página falsa, que imita o site oficial do Detran, onde os dados bancários são coletados.

Um dos casos que ilustra bem essa situação é o de José Roberto Ribas Júnior, gestor de negócios, que quase caiu no golpe. Ele relatou que recebeu a mensagem em um horário suspeito, por volta das 4h30 da manhã, o que imediatamente levantou suas suspeitas. Antes de clicar no link, Ribas tomou a precaução de verificar a situação de sua CNH nos aplicativos oficiais do governo, o que o salvou de cair na armadilha. Ele destacou a importância de estar sempre atualizado sobre esse tipo de golpe para evitar ser enganado.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Para ajudar a população a se proteger, o especialista em cibersegurança Francisco Gomes oferece algumas orientações. Ao receber mensagens suspeitas, a primeira medida é não clicar no link. Em caso de dúvida sobre a situação da CNH, o recomendado é acessar diretamente o site ou aplicativo oficial do Detran para verificar as informações. Caso a vítima caia no golpe, é crucial registrar um boletim de ocorrência para ajudar a polícia a mapear a frequência desses crimes. Além disso, se o golpe for descoberto rapidamente, é possível contatar o banco para tentar cancelar a transação. Por fim, o Detran também tem reforçado que nenhum órgão do governo solicita pagamentos ou dados pessoais por SMS.

Com informações de Anthony Wells