Demissões na XP podem chegar a 10% da empresa

A onda de demissões na XP Inc. pode atingir até 10% do total de 7 mil funcionários da empresa, revelou o Brazil Journal em reportagem publicada nesta terça-feira (17). Os cortes da empresa começaram no final do ano passado e devem continuar neste ano.

Citando fontes próximas do assunto, incluindo um executivo do alto escalão da companhia, a prioridade da XP agora é buscar “crescimento” e “eficiência”, em uma estratégia que está atingindo todas as áreas da organização.

Os cortes foram antecipados por Guilherme Benchimol, fundador e presidente do conselho da XP, em uma mensagem enviada à equipe no final do ano. Durante uma reunião remota, o executivo defendeu que a empresa precisaria de ajustes para se adequar ao cenário econômico.

Durante a reunião, o fundador teria dito que agora o momento era de “suor e lágrimas”, e que seria necessário fazer “mais com menos”.

Os cortes na XP acontecem após um período de grande expansão da empresa. Durante a pandemia, a XP dobrou o número de funcionário. Só em 2022, a companhia contratou aproximadamente 2.500 pessoas em todos os Estados do país.

Com informações de Brazil Journal