Deslizamentos afetam serviços de telecom no litoral Norte de SP

Casas destruídas em deslizamentos na Barra do Sahy após tempestades no litoral norte de São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

As chuvas que atingiram o litoral Norte de São Paulo neste Carnaval resultaram em deslizamentos de terra que derrubaram postes e romperam fibras críticas ao transporte de dados  para as cidades da região de São Sebastião, afetando os serviços de telecom.

A tragédia matou 48 pessoas, e não se sabe ao certo quantas estão desaparecidas sob lama e escombros. Dados oficiais dão conta de 38 a 57 vítimas a serem encontradas. Uma importante via de ligação para a região, a rodovia Mogi-Bertioga, foi bloqueada pela terra e deve levar 2 meses até ser liberada novamente. A outra rodovia que chega à região, Rio-Santos, também tem pontos de bloqueio.

Este cenário dificulta o restabelecimento completo dos serviços de telecomunicações para a população da área. Segundo a Anatel, um grupo de acompanhamento está em contato permanente com as operadoras, e houve troca intensa de boletins sobre o status da tragédia nos últimos dias. A população local enfrenta instabilidade das redes.

Operadoras

Procuradas, as operadoras evitam dar detalhes do quanto suas redes foram afetadas. Por nota, a TIM confirma oscilações e diz que há estruturas atingidas em áreas de difícil acesso. Conta que a maioria das antenas que possui no litoral Norte fica justamente em São Sebastião, a cidade mais afetada pelas chuvas.

“A TIM está trabalhando com toda força, com toda a equipe disponível no litoral norte de SP, para restabelecer serviços de voz e dados na região o mais rápido possível. Contudo, várias vias estão com acesso restrito, permitindo a passagem prioritária de equipes de resgate ou da Defesa civil. A TIM conta hoje com mais de 400 antenas em 5 cidades da região, sendo a grande maioria em São Sebastião, a cidade mais afetada pelas fortes chuvas.”

A Vivo informa que seus serviços de voz e dados foram restabelecidos em boa parte das regiões afetadas. “A empresa segue atuando initerruptamente para retomar completamente a operação nas demais localidades e mantém suas equipes técnicas em toda a região. A companhia ressalta que vem utilizando meios alternativos para chegar às áreas ainda de difícil acesso”, diz.

A Conexis Brasil Digital, organização que representa Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo, afirma que as equipes de manutenção estão trabalhando conforme são liberadas pela defesa civil, uma vez que a locomoção é precária e traz riscos aos técnicos.

“As operadoras de telecomunicações seguem atuando em razão dos impactos das fortes chuvas nos municípios do litoral de São Paulo e trabalhando para o reestabelecimento dos serviços prejudicados. As equipes estão trabalhando conforme as orientações da Defesa Civil e das prefeituras locais para realizarem as manutenções no menor tempo possível, em segurança, para o reestabelecimento dos serviços”, diz a Conexis sobre como as chuvas afetaram os serviços telecom no litoral Norte.

O post Deslizamentos afetam serviços de telecom no litoral Norte de SP apareceu primeiro em TeleSíntese.