Diretora de futebol do time feminino do Corinthians critica Augusto Melo por áudios machistas

A diretora de futebol feminino do Corinthians, Cris Gambaré, criticou o candidato à presidência do clube Augusto Melo, por áudios de cunho machista contra Cintia Montino, assessora da diretoria administrativa do clube. O presidenciável foi acusado de injúria, ameaça e misoginia. O áudio circulou entre sócios do clube e vazou na imprensa. “A Cintia, eu vou pegar ela, e deixa que eu vou falar aqui que ela cobra dinheiro para dar a buc*** aqui para os velhos aqui, deixa ela, eu vou catar ela aqui, vou acabar com ela aqui”, disse o candidato da oposição. “Nos últimos dias, o noticiário do Corinthians foi lamentavelmente tomado pela veiculação de um áudio do candidato a presidência do clube, Augusto Melo, sobre a assessora administrativa Cintia Montino com palavreado chulo e cruel”, escreveu Gambaré, em nota publicada nesta quinta-feira, 23. Ela destacou a luta da mulher por um espaço no futebol e que atitudes “machistas e misóginas” não podem fazer parte do dia-a-dia do clube. O pronunciamento ocorre dois dias antes da eleição no clube, marcada para ocorrer neste sábado, 25. Augusto Melo disputa o pleito contra o candidato André Luiz Oliveira, o André Negão, que conta com o apoio do atual mandatário do Timão, Duílio Monteiro Alves.

Além disso, Melo também é alvo de uma investigação pela CPI da Violência e Assédio Sexual, da Câmara de São Paulo, que ocorre após pedido de Milton Leite, presidente da Casa de Leis, e candidato a vice na chapa de André Negão. Ele foi denunciado após áudios nos quais ele utiliza termos racistas e gordofóbicos referente a uma cozinheira do União Barbarense, clube de Santa Bárbara D’Oeste, interior paulista, virem à tona. Procurada, a equipe de Augusto Melo informou que o candidato se desculpou pelo conteúdo dos áudios, por entender “que um momento de explosão não justifica o uso daquelas palavras”. Por outro lado, o candidato lamenta a “indignação seletiva” presente na mensagem de Cris, “que permaneceu calada diante dos diversos casos de desrespeito às mulheres protagonizados pelo grupo Renovação & Transparência”. A movimentação é considerada um “golpe” pela oposição. Em nota divulgada nesta quarta-feira, 23, Augusto Melo afirma que se trata de uma tentativa de impugnação de sua candidatura. Ainda segundo a nota, o próximo passo seria a “judicialização da eleição”.

Veja a íntegra da nota de Cris Gambaré:

Nos últimos dias o noticiário do Corinthians foi lamentavelmente tomado pela veiculação de um áudio do candidato a presidência do clube, Augusto Melo, sobre a assessora administrativa Cintia Montino com palavreado chulo e cruel. Faço parte do dia a dia do Corinthians há duas décadas e a luta pelo espaço da mulher, especialmente no ambiente do futebol, é uma batalha constante, com muitos desafios diários. Atitudes machistas e misóginas não podem, em hipótese alguma, fazer parte do cotidiano de um clube do tamanho do Corinthians, tão bem representado por tantas mulheres dentro e fora de campo, ainda mais por pessoas que se colocam como opção para comandar o clube. Eu acredito que “#RespeitaAsMinas” não é apenas uma frase, mas uma meta, que precisa unir homens e mulheres no mesmo time. Entendam de uma vez por todas: esse time é o Corinthians”.

Veja a íntegra da nota de Augusto Melo:

“O sinal de alerta foi ligado entre os integrantes da Frente Ampla de Oposição na eleição do Corinthians. O grupo recebeu informações de que uma nova tentativa de golpe está em curso dentro do clube contra o candidato Augusto Melo nesta reta final da campanha. A eleição está marcada para o próximo sábado (25), das 9h às 17h, no Parque São Jorge. A ideia seria tentar, mais uma vez, impugnar a candidatura do oposicionista, aprovada normalmente pela Comissão Eleitoral. Caso o plano fracasse, o próximo passo estaria na judicialização da eleição. O objetivo é impedir que o sócio vote e, se necessário, contestar o resultado. Parte do plano é usar a CPI da Câmara de Vereadores para trazer “um fato novo” que justificasse uma nova investida no golpe. Só para lembrar, o presidente da Câmara, vereador Milton Leite, foi flagrado em vídeo no qual solicitava que os colegas da CPI atuassem contra Melo “evidentemente antes do dia 25 (data da eleição)”. A Frente Ampla de Oposição entende que tal comportamento, mais uma vez, só evidenciaria o desespero de um grupo que há 16 anos sobrevive do Corinthians e, agora, percebeu que seu reinado está no fim. Como dizemos desde o início desta campanha. Não vai ter golpe! Eleição se ganha no voto, no respeito à vontade do sócio“.

O site da Jovem Pan procurou a equipe de André Negão e pediu um posicionamento sobre a acusação de “golpe” feita por Augusto Melo, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço será atualizado assim que houver uma manifestação.