Drones, bodycams e monitoramento da Dark Web: conheça o arcabouço de segurança do The Town

The Town tecnologias

O festival de música The Town, que abriu sua programação no dia 2/9 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e se estende até o próximo dia 10, tem contado com um arcabouço robusto de tecnologia para reforçar a segurança do evento que deve reunir 500 mil pessoas. Por trás do esquema de segurança está a empresa SegurPro.

A chamada Cidade da Música conta com mais de 100 câmeras instaladas, sendo duas térmicas e 40 bodycams (câmeras corporais acopladas ao colete dos vigilantes), além de dois radares perimetrais israelenses, cinco drones e softwares para identificar aglomerações. O projeto ainda conta com analíticos de imagens, contagem e identificação automática de pessoas e quatro ASUs – Advanced Surveillance Unit (Unidade de Vigilância Avançada), que são bases móveis e autônomas de monitoramento e que funcionam com o uso de energia solar.

Leia mais: The Town será ‘patrulhado’ por cão-robô da SegurPro

De acordo com a empresa, o esquema é coberto por mais de 2 mil vigilantes especializados e 25 cães farejadores treinados com condutores. O evento também é o primeiro em São Paulo a receber o cão-robô Yellow, que atua na prevenção e no combate a qualquer possível contratempo durante o festival. Todas as soluções são monitoradas por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) dedicado e instalado diretamente no Autódromo de Interlagos e suportado 24 horas por dia pelo iSOC, Centro de Controle Operacional localizado em São Paulo.

“A operação que estamos conduzindo incorpora tecnologias de forma integral, alinhada ao nosso conceito de Segurança Híbrida. Nesse paradigma, especialistas em segurança estão interligados por meio de diferentes inteligências, estrategicamente empregadas para gerar informações cruciais, antecipando potenciais contratempos que englobam intervenções físicas, digitais e até mesmo relacionadas às condições meteorológicas”, explica Frank Ribeiro, diretor de vendas e de marketing da SegurPro.

Leia mais: The Town: aplicativo permite navegação em realidade aumentada

Além dessa série de tecnologias que cobrem a segurança física do evento, o The Town também conta com monitoramento de cibersegurança. A Cipher, empresa do grupo Prosegur, do qual a SegurPro também faz parte, fornece serviços de detecção de ameaças. A equipe responsável monitora potenciais ameaças em várias plataformas online, incluindo redes sociais, fóruns na superfície da Internet e na Dark Web.

Segundo a SegurPro, essa abordagem preventiva permite a identificação e mitigação de riscos que podem prejudicar o evento, como a venda de ingressos falsos, brigas, invasões, relatos de atividades ilegais e outros incidentes indesejados, gerados na Internet.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!