Eleitores de São Bernardo do Campo aprovam gestões dos governos federal, estadual e municipal

Os eleitores de São Bernardo do Campo, em São Paulo, aprovam as gestões dos governos federal, estadual e municipal. É o que mostra o levantamento divulgado nesta terça-feira, 5, pelo Instituto Paraná Pesquisas. Segundo a pesquisa, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovada por 56,6% dos entrevistados. Outros 39,8% reprovam o governo petista. Não souberam ou não opinaram somam 3,6%. Ainda segundo o Paraná Pesquisas, 42,4% dos entrevistados avaliam o atual governo federal como bom ou ótimo. O governo Lula foi avaliado como ruim ou péssimo por 32,4% dos eleitores. Outros 22,7% avaliam como regular.

Pesquisa de aprovação do governo Lula

Governo Lula é bem avaliado pelos eleitores de São Bernardo. Divulgação/Paraná Pesquisas

O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) é aprovado por mais de 60% dos eleitores do município. Segundo a pesquisa, 65,9% aprovam a gestão do atual governador e apenas 27,5% reprovam – outros 6,5% não souberam ou não opinaram. O levantamento aponta, ainda, que 50% dos eleitores avaliam a gestão do ex-ministro do governo Bolsonaro como boa ou ótima e apenas 17,1% a consideram ruim ou péssima. A maioria dos eleitores de São Bernardo também aprova a administração do prefeito Orlando Morando (PSDB). O tucano tem a aprovação de 72,5% dos entrevistados. Apenas 23,9% reprovam a atual administração municipal. Outros 3,6% não souberam ou não opinaram. Além disso, 59,4% avaliam a gestão como boa ou ótima. Já 14,9% avaliaram como ruim ou péssimo.

Avaliação do governo de Tarcísio de Freitas

Tarcísio de Freitas é aprovado por mais de 60% dos eleitores. Divulgação/Paraná Pesquisas

Avaliação da gestão de Orlando Morando, prefeito de São Bernardo

Gestão do prefeito Orlando Morando é aprovada pela população de São Bernardo. Divulgação/Paraná Pesquisas

O Paraná Pesquisas também traz cenários sobre a disputa municipal, que ocorrerá em 2024. Morando lidera na pesquisa espontânea, quando o entrevistado diz em quem votará sem que o nome de nenhum postulante seja apresentado, mas, como foi reeleito no pleito de 2020, não poderá concorrer. No primeiro cenário estimulado, o deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) lidera com 35,9% das intenções de voto, contra 22,1% do também deputado federal Marcelo Lima (PSB-SP). Na terceira colocação, aparece o deputado estadual Luiz Fernando Ferreira (PT), com 11,5%. O vereador Rafael Demarchi (Republicanos) está em terceiro, com 8,1%. Em quarto, está Jefferson Magno, do PDT, que tem 1,1%. No segundo cenário, Manente tem 38,7% das intenções de voto, contra 26,1% de Lima e 12,5% de Luiz Fernando.