Embraer troca comando de empresa que vai fabricar ‘carro voador’; veja quem é o novo CEO


Novo CEO deve assumir o cargo a partir de 1º de setembro. Antecessores vão continuar na empresa, mas em novas funções. Conceito de eVTOL da Eve, empresa da Embraer
Divulgação/Eve
A fabricante de aeronaves Eve Air Mobility, controlada pela Embraer, anunciou nesta segunda-feira (31) que a empresa, responsável pelo desenvolvimento e fabricação dos ‘eVTOLs’ (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”), conhecidos ‘como carros voadores’, terá troca no comando a partir de 1º de setembro.
De acordo com a empresa, Johann Bordais, atual presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte, passará a atuar como CEO da Eve Air Mobility a partir de 1º de setembro de 2023. Os atuais co-CEOs da Eve, Andre Stein e Jerry DeMuro, permanecerão na Eve, mas com novas funções.
Johann Bordais vai assumir como CEO da Eve Air Mobility.
Divulgação
“Neste momento, com a aceleração do desenvolvimento do nosso veículo, maior foco nas operações e na entrada em serviço de nosso eVTOL, a liderança e experiência de Johann Bordais à frente de um bem-sucedido negócio global trará um reforço muito importante à Eve, fortalecendo nossa missão de criar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana”, diz o comunicado.
VEJA TAMBÉM:
Veja cidade onde funcionará a 1ª fábrica de ‘carro voador’ do Brasil
Como serão as viagens? Quanto vai custar? g1 tira principais dúvidas sobre ‘carro voador’ da Embraer
Segundo a fabricante de aeronaves, Johann Bordais liderou a área de Serviços e Suporte da Embraer desde 2016 e é tido pela empresa como fundamental pela transformação da área no negócio mais lucrativo e de crescimento acelerado da Embraer.
Protótipo de carro-voador deverá ser lançado em 2026
Jerry DeMuro permanecerá na Eve como vice-presidente executivo de Desenvolvimento Corporativo até o final de outubro deste ano para apoiar Johann Bordais no processo de transição. Após o período de transição, Jerry DeMuro deve assumir o Conselho de Administração da Eve.
Já Andre Stein assumirá o cargo de Chief Strategy Officer, baseado nos Estados Unidos, sendo responsável por definir a estratégia da Eve, incluindo comercialização, crescimento, desenvolvimento e execução de estratégias de lançamento com os parceiros e operadores internacionais da Eve.
Primeira fábrica do ‘carro voador’ da Embraer no Brasil será em Taubaté, no interior de SP
Embraer/Divulgação
‘Carros voadores’ em 2026
No último mês, a Eve, controlada pela Embraer, anunciou uma parceria com uma empresa aérea americana para operar o transporte urbano com os ‘carros voadores’ em São Francisco, nos Estados Unidos.
A Eve e a United Airlines vão atuar em colaboração para viabilizar a operação dos ‘eVTOLs’ na baía. O objetivo é garantir que o ecossistema adequado esteja em vigor para introduzir os voos dos ‘carros voadores’.
Embraer anuncia parceria com aérea para carro voador operar transporte urbano nos EUA
Divulgação/Embraer
A expectativa é de que o chamado eVTOL receba certificação em 2026, mas faça um voo de teste em escala real ainda até 2024. Ainda serão definidas áreas de origem e destino das viagens, além da rede de rodas de mobilidade urbana aérea.
Em 2022, a United Airlines já havia anunciado um investimento de R$ 15 milhões na Eve e um acordo para compra condicional de até 400 carros voadores, como parte de uma estratégia de investir em tecnologias de ponta.
O que são os ‘carros voadores’?
Os eVTOLs oferecerão aos clientes uma forma rápida, econômica e sem emissão de carbono para chegar a aeroportos e se deslocar em ambientes urbanos.
O veículo é 100% elétrico e possui um alcance de 60 milhas (100 quilômetros), que permite uma variedade de missões de mobilidade aérea.
Em relação à Baía de São Francisco, a Embraer informou que, além de oferecer um novo modelo de transporte, os carros voadores vão ter um impacto econômico positivo, gerando empregos.
Conceito da área interna do eVTOL mostra cidade do Rio de Janeiro, mas primeiros testes na cidade usarão helicópteros
Divulgação/Embraer
As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico
Daniel Ivanaskas/Arte g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina