Embratur embarca em jornada de transformação digital

Bruno Rebello, gerente de transformação digital da Embratur.

A Embratur, Empresa Brasileira de Turismo, embarcou no último ano em uma jornada de transformação digital em meio a desafios significativos. Agora privatizada, a Embratur tem o desafio de se posicionar como uma empresa de destaque no marketing para o turismo local.

Em 2023, Bruno Rebello, gerente de transformação digital da Embratur, aceitou o desafio de liderar a transformação digital da empresa, que precisou começar do zero em termos de infraestrutura tecnológica. “Precisávamos colocar software de escritório básico, comprar computadores, Wi-Fi… arrumar a casa”, sintetiza Rebello.

Rebello tem forte experiência na digitalização do setor. Ele ingressou no serviço público aos 18 anos no Ministério da Defesa, onde seu interesse por tecnologia da informação (TI) começou a florescer. Ele lembra sua ascensão, desde ser um jovem recruta até se tornar CIO do Ministério da Justiça, experiências que o prepararam para assumir desafios ainda complexos.

Com o objetivo de revolucionar a Embratur nessa nova era, Rebello e sua equipe têm trabalhado para implementar soluções tecnológicas de ponta que impulsionem o negócio. Contrataram a FGV para consultoria e estão prestes a concluir a implementação de um ERP, além de planejarem a introdução do primeiro CRM.

Segundo Rebello, um dos desafios dessa empreitada tem sido a mudança de mentalidade e a superação de vícios burocráticos. “Estamos pegando uma empresa com parte do time ainda vindo de uma mentalidade pública, e os vícios de burocracia ainda precisam ser administrados”, observa Rebello.

Por meio de uma equipe enxuta, porém dedicada, composta por profissionais tanto do governo quanto do mercado, Rebello tem conduzido a Embratur em direção a uma era de alta tecnologia. “Tenho um time hoje fantástico, porque é um mix governo e mercado e são os melhores”, destaca.

Rebello e sua equipe estão investindo em inteligência artificial (IA) para melhorar os processos de marketing digital, lançando iniciativas inovadoras como uma influenciadora digital fictícia para promover destinos turísticos brasileiros. Além disso, planejam criar o aplicativo “Visite Brasil”, uma plataforma gamificada que visa promover o turismo de forma interativa e atrativa.

A Embratur também está buscando diversificar sua base de clientes, visando uma menor dependência do financiamento governamental. “Estamos ampliando nosso escopo”, afirma Rebello.

Para o executivo, nessa nova fase, a autonomia e o apoio da liderança são fundamentais para inovar com sucesso. “Inovar tem riscos, então ter essa autonomia é fundamental”, destaca ele. Segundo o executivo, a Embratur está preparada para alcançar novos patamares na promoção do turismo brasileiro, apoiada por tecnologia de ponta e uma visão promissora para o futuro.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!