Empreendedora superou a extrema pobreza e criou empresa de decoração que oferece linha de cortinas e papéis de parede 

Nossa Mulher Positiva desta semana é Joelma Silva, programadora neurologista, escritora, psicoterapeuta, palestrante e mentora de mulheres empreendedoras, formada em administração, com pós-graduação em finanças. Empreendedora desde os 8 anos de idade, é também responsável pela Dark Decor, empresa de decoração criada há mais de 11 anos. “Acredito que para ter sucesso nos negócios, o mais importante é desenvolver uma mentalidade forte. Não importa a quantidade de conhecimento que uma pessoa tenha, se ela estiver bloqueada ou com um sistema de crenças limitantes, ela não conseguirá fazer o que precisa ser feito e, automaticamente, não alcançará o sucesso desejado. Por isso, é importante trabalhar para desenvolver uma mentalidade positiva. Utilizamos a reprogramação mental para auxiliar nesse processo e, em seguida, trabalhamos a estrutura dos negócios e as estratégias de vendas, que é a minha especialidade devido a todas as formações acadêmicas”, diz.

1- Como começou a sua carreira? Aos 8 anos de idade, criei meu próprio produto: um enroladinho de doce de leite que vendia por 25 centavos. Aos 19 anos, deixei minha cidade natal, que possuía 5.000 habitantes, e fui morar na grande Florianópolis, pois meu grande sonho sempre foi estudar. Conciliando os estudos com o trabalho em duas padarias, consegui me formar em administração.  Em meio a tudo isso, consegui oportunidades de trabalho em áreas administrativas, fui progredindo até alcançar o cargo de supervisora financeira em uma grande indústria. Devido ao meu excelente desempenho, a empresa financiou minha pós-graduação em finanças. Com todo o conhecimento adquirido ao longo desses anos, decidi empreender novamente e voltar às minhas raízes, abri então uma empresa de decoração que tenho há mais de 11 anos.  Nos últimos oito anos, tenho me dedicado também ao desenvolvimento da minha mentalidade, me tornei psicoterapeuta e programadora mental, inicialmente para cuidar de mim mesma, mas agora também utilizo essas habilidades para orientar outras empreendedoras como mentora. Além disso, sou escritora e palestrante.

2- Como é formatado o modelo de negócios da Dark Decor? Tudo começou com a Dark Decor, uma empresa local da grande Florianópolis que oferece uma ampla linha de cortinas, persianas e papéis de parede. Devido à expansão dos negócios e à necessidade de atender todo o território nacional, criamos um site para vender e-commerce. Com toda a experiência adquirida no empreendedorismo e no desenvolvimento pessoal a proprietária, Joelma Dark, se tornou um produto. Muitas pessoas me procuravam pra conselhos e assistência no desenvolvimento de seus próprios negócios. Como resultado, acabei desenvolvendo um programa de mentoria chamado Método VOE, que tem dois propósitos: trabalhar a mentalidade e o desenvolvimento dos negócios. Acredito que para ter sucesso nos negócios, o mais importante é desenvolver uma mentalidade forte. Não importa a quantidade de conhecimento que uma pessoa tenha, se ela estiver bloqueada ou com um sistema de crenças limitantes, ela não conseguirá fazer o que precisa ser feito e, automaticamente, não alcançará o sucesso desejado. Por isso, é importante trabalhar para desenvolver uma mentalidade positiva. Utilizamos a reprogramação mental para auxiliar nesse processo e, em seguida, trabalhamos a estrutura dos negócios e as estratégias de vendas, que é a minha especialidade devido a todas as formações acadêmicas.

Uma vez por mês, realizamos um café de negócios para mulheres empreendedoras, quando desenvolvemos a mentalidade em relação aos negócios e também promovemos networking. Nesses encontros também são fechados muitos negócios. A mentoria é oferecida individualmente e em grupo, de forma online. Quando você começa a adquirir conhecimentos valiosos que são capazes de transformar sua própria vida, percebe que esse conhecimento também pode mudar a vida de outras pessoas. Assim, começa a encontrar maneiras de compartilhar isso. Uma das formas que encontrei, além da mentoria, foi através do e-book “Mentalidade Positiva”, no qual compartilho como desenvolvi minha mentalidade, as ferramentas que utilizei para isso e um pouco das histórias que me tornaram a mulher que sou hoje. Compartilho todo o meu conhecimento para ajudar a transformar vidas.

3- Qual foi o momento mais difícil da sua carreira? O evento que mais me marcou foi a depressão pós-parto que enfrentei após o nascimento do meu único filho. Fiquei sem energia e, pela primeira vez, sem vontade de tocar meus negócios. Era como se eu estivesse no escuro, perdendo completamente meu brilho e minha vontade de interagir e conectar com as pessoas. Foi nesse momento que encontrei a cura através das terapias sistêmicas, popularmente chamada de constelação familiar, e hoje também faz parte da minha mentoria. Acredito verdadeiramente que essas terapias funcionam, pois me tiraram do fundo do poço e me colocaram de volta no meu lugar como uma mulher empreendedora de sucesso.

4- Como você consegue equilibrar sua vida pessoal x vida corporativa/empreendedora? Poderia dar uma resposta altruísta e dizer que consigo encontrar facilmente o equilíbrio que todo mundo busca, mas a verdade é que esse equilíbrio perfeito não existe. O que existe é organização para que, no momento certo, eu possa dar atenção às coisas específicas e mais importantes. Minha prioridade sempre foi e sempre será minha família, pois são eles que me fornecem a energia necessária para ser a mulher que sou. Por isso, dou o meu melhor e o meu máximo, mesmo que às vezes não seja o máximo de acordo com as expectativas e necessidades deles. Também preciso me dedicar aos negócios para que nossa família continue se desenvolvendo e aproveitando o melhor que a vida tem a oferecer. O mais importante é que aprendi a me acolher e a me perdoar todas as vezes em que não consegui atender às necessidades de todos. Buscar esse equilíbrio perfeito acaba trazendo ansiedade, o que piora ainda mais a situação. Quando descobrimos que nem sempre conseguiremos dar conta de tudo e que nossa imperfeição não nos define, nos libertamos para sermos felizes, mesmo quando não alcançamos o equilíbrio perfeito.

5- Qual seu maior sonho? Meu maior sonho é que, através da minha história de vida, eu possa impactar pessoas e inspirar a transformação de muitas vidas. Desejo que meu filho nunca precise enfrentar todas as dificuldades que passei e que ele se torne um homem inspirador e admirável.

6- Qual sua maior conquista?
Minha maior conquista foi sair da extrema pobreza, de um lugar onde não tinha uma cama própria nem alimentação adequada, onde tudo era escasso. Hoje, tenho uma vida abundante e próspera, com uma casa bonita, uma família harmoniosa e um carro confortável. Além disso, adquiri conhecimento que me liberta para ser exatamente quem nasci para ser, aquela pessoa que Deus planejou que eu fosse.

7- Livro, filme e mulher que admira (não pode ser a mãe). “Poder sem limites”, de Tony Robbins. Filme: “Invencível”. Mulheres: Angelina Jolie e Oprah Winfrey.