Empregos em busca de habilidades de IA aumentam 450%; saiba talentos demandados

talentos ti empregos IA

O número de listagens semanais de empregos relacionadas à inteligência artificial generativa (GenAI), como o ChatGPT ,da OpenAI, o Bard, do Google, e o Coral, da Cohere, aumentou mais de 450% em relação ao ano anterior, de acordo com um novo relatório da plataforma de trabalho freelance norte-americana Upwork.

E os tipos de habilidades de trabalho relacionadas à IA também estão disparando. O site de empregos freelance da Upwork lista 294 habilidades em “Serviços de IA”. As funções que estão ganhando força incluem engenheiros de prompt, criadores de conteúdo de IA, engenheiros de machine learning e deep learning, cientistas de dados, desenvolvedores de chatbots de IA e profissionais com experiência em ajuste de modelos e integração de modelos de IA, de acordo com Dave Bottoms, gerente geral de Produtos da Upwork Marketplace.

A IA é agora a categoria de crescimento mais rápido na Upwork no primeiro semestre de 2023, medida pelo número total de indivíduos contratados.

Kory Kantenga, economista sênior do LinkedIn, disse que a parcela de postagens de emprego mencionando “GPT” ou “ChatGPT” aumentou quase seis vezes (599%) entre maio de 2022 e maio de 2023 – e o número de membros do LinkedIn que ocupam ou ocuparam o cargo de “líder de IA” quase triplicou nos últimos cinco anos.

Leia também: Para usuários de tecnologia, mudanças são positivas

A IA generativa é um tipo de IA que usa análise de dados, processamento de linguagem natural, redes neurais e machine learning para criar autonomamente texto, imagens, vídeo e até código de computador.

“Estamos vendo que as empresas estão procurando profissionais independentes na Upwork com experiência em ferramentas de IA como ChatGPT, DALL-E, Midjourney, Stable Diffusion, Jasper e muito mais”, disse Bottoms. “Esses postos de trabalho aumentaram 230% no segundo trimestre de 2023 em comparação com o quarto trimestre de 2022”.

A Upwork criou seu próprio gerador de anúncios de emprego baseado em IA para ajudar os clientes a criar rapidamente rascunhos de anúncios de emprego totalmente personalizáveis. A Upwork também lançou um chatbot para ajudar as empresas novas na Upwork a navegar na plataforma e aprender como iniciar sua busca de talentos.

“Separadamente, também estamos testando a versão beta de um novo recurso chamado dicas de propostas, que ajuda os talentos a criar propostas mais profissionais em um instante, sem exigir meses de treinamento – ajudando-os a conseguir mais trabalhos”, disse Bottoms.

E a empresa lançou uma avaliação gratuita de seus serviços de IA generativa Jasper para direitos autorais, marketing e criação de imagens; ela está disponível para quem procura emprego usando a plataforma de empregos da Upwork.

Veja mais: IA acabará com esses empregos – mas criará outros também

Outras plataformas de sites de empregos estão seguindo a mesma tendência.

Josh Brenner, CEO da plataforma de busca de emprego Hired, disse que a demanda por engenheiros relacionados à IA aumentou desde o início de 2023, embora tenha havido uma queda de janeiro a fevereiro – possivelmente devido a demissões na indústria ocorridas nessa época.

“Desde fevereiro, houve uma recuperação significativa na demanda por engenheiros de software relacionados à IA, com posições ativas para essas funções quase dobrando”, disse Brenner em resposta por e-mail ao Computerworld. “O aumento mais substancial ocorreu entre março e abril, indicando uma tendência positiva no mercado de trabalho para profissionais relacionados à IA”.

As principais habilidades que os empregadores desejam incluem Python, machine learning, AWS, SQL e Java, de acordo com Brenner. “Entre esses, Python se destaca como a habilidade mais procurada, com os empregadores solicitando-a quase duas vezes mais do que machine learning”, disse ele.

A ascensão da engenharia de prompt

A Cangrade, uma empresa que vende uma plataforma de contratação e gerenciamento de talentos baseada em IA, acaba de anunciar o lançamento de um novo teste de habilidades técnicas de engenharia de prompt para ajudar as empresas a começarem a construir as necessidades futuras da força de trabalho.

“Nosso teste avalia e classifica automaticamente as habilidades de engenharia de prompt dos candidatos para que as organizações possam garantir que os candidatos tenham o que é preciso para ter sucesso agora e no futuro”, disse o CEO da Cangrade, Gershon Goren. “Este não é um teste para qualquer domínio específico, mas sim a capacidade geral de definir claramente o problema, descrever o resultado desejado, aprender com o resultado e repetir até atingir o objetivo. Esses são os fundamentos da engenharia de prompt”.

A engenharia de prompt é “inegavelmente uma habilidade crítica para a futura força de trabalho”, mas como o ChatGPT é tão avançado, é praticamente impossível para as empresas avaliar seus candidatos nessa habilidade, a menos que eles próprios sejam especialistas, disse Goren.

A TalentLMS, uma plataforma de gerenciamento de aprendizado hospedada na nuvem, divulgou um novo relatório de pesquisa sobre como navegar com sucesso em um futuro orientado por IA, examinando as habilidades mais procuradas e como os gerentes de RH estão se adaptando ao local de trabalho em mudança. De acordo com o relatório, as habilidades cognitivas mais procuradas na era da IA são resolução de problemas, criatividade, originalidade e imaginação e capacidade de aprender.

Leia mais: Transformação digital, IA e o problema da produtividade

Para superar a lacuna de habilidades causada pela IA, a maioria dos gerentes de RH usará iniciativas de qualificação e requalificação (58%), além de investir em ferramentas de treinamento de IA (58%). Quarenta e um por cento dos gerentes de RH planejam contratar novos funcionários para superar a atual lacuna de habilidades em IA, entre outras iniciativas, enquanto 85% planejam algum tipo de investimento em aprendizado e desenvolvimento para treinar funcionários em IA.

Lavonne Monroe, vice-presidente global de Aquisição e Integração de Talentos da HPE, disse que, quando se trata de habilidades de IA, a empresa busca ativamente talentos por meio de aquisições corporativas e iniciativas de recrutamento.

Em 2021, a HPE adquiriu o Determined AI, uma plataforma de machine learning de código aberto, para acelerar o desenvolvimento de ofertas de IA para clientes. A HPE também começou a fazer parcerias com escolas para moldar currículos que ensinam habilidades de IA.

“Olhando para o futuro, o número de engenheiros de nuvem é um círculo muito pequeno”, disse Monroe. “E vamos ser realistas, a diversidade dentro desse círculo é ainda menor. Portanto, se queremos desenvolver talentos nessa área, precisaremos garantir que as turmas formadas tenham esse conjunto de habilidades. É nisso que temos nos concentrado agora”.

Necessidade crescente por engenheiros em IA

Bryan Powell, um “parceiro operacional de talentos” da empresa global de capital de risco e private equity Insight Partners, disse que mais de 40% das vagas abertas no próprio portfólio de empregos da Insight estão em engenharia, “muitos dos quais relacionados a IA e machine learning.

“Também continuamos a ver o crescimento em empregos não técnicos que fazem referência a habilidades em IA”, disse Powell. “A maior demanda é de engenheiros com habilidades e experiência em engenharia de prompt, machine learning, processamento de linguagem natural, aprendizado por reforço, ciência de dados e implementação de API. Essas habilidades estão na vanguarda do desenvolvimento de produtos de IA nas principais empresas de tecnologia do mundo”.

No futuro previsível, disse Powell, os engenheiros com essas habilidades técnicas continuarão a ser muito procurados por causa do recente impulso em torno da IA. A longo prazo, no entanto, a IA se tornará democratizada e os funcionários comuns precisarão ser capazes de utilizar ferramentas de IA para continuar a se manterem eficazes e competitivos, disse ele.

“À medida que a tecnologia de IA evolui, habilidades como engenharia de prompt para [grandes modelos de linguagem] continuarão a ser procuradas, assim como indivíduos com essas habilidades. Essas proficiências se tornam ainda mais importantes à medida que os modelos de IA se tornam mais sofisticados, exigindo que os usuários adaptem suas habilidades a novas arquiteturas, algoritmos e estruturas”, disse Powell. “O aprendizado contínuo sobre as últimas tendências tecnológicas será vital não apenas para usuários avançados de IA, mas também para o funcionário médio”.

A melhor maneira de atrair e reter talentos de IA, disse Powell, é priorizar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, especialmente com tantas empresas e funções sendo remotas ou híbridas. “Você também deve promover oportunidades de crescimento e aprendizado; construir uma cultura empresarial inclusiva, positiva e transparente; incentivar autonomia, inovação e impacto”, disse Powell. “Apoiar a progressão na carreira e oportunidades de liderança para funcionários fortes”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!