Empresas na América Latina veem com otimismo metas de sustentabilidade

sustentabilidade

Quando o assunto é sustentabilidade, as empresas na América Latina parecem estar confiantes de que poderão reduzir e reverter parte de seus impactos já no curto prazo. A quarta edição do estudo Índice de Sustentabilidade Ambiental (ESI, na sigla em inglês), realizado pela Honeywell, em parceria com Futurum Research, identificou que na região, 54% das empresas afirmam estarem “muito otimistas” de que atingirão as suas metas de sustentabilidade nos próximos 12 meses. A pesquisa também mostra que 65% das companhias pesquisadas têm metas de redução de emissões, o que representa um aumento de 5 pontos percentuais em relação à última edição do índice. Para o estudo, foram ouvidos mais de 750 líderes empresariais de empresas de todo o mundo com envolvimento direto nos esforços de sustentabilidade, incluindo na América Latina, cobrindo dados sobre o Brasil, Chile, Colômbia e outros países da América do Sul e Central.

O índice também descobriu que 86% das organizações entrevistadas em todo o mundo planejam aumentar os seus investimentos em sustentabilidade. Especificamente para as empresas da indústria e manufatura e da energia, o tema tornou-se a sua principal prioridade, com cerca de 8 em cada 10 organizações em ambos os setores a citarem as metas de sustentabilidade como a sua iniciativa mais importante para os próximos seis meses. Estas empresas indicam que a sustentabilidade está a ultrapassar de longe as suas outras prioridades empresariais, incluindo o desempenho financeiro, o crescimento do mercado e o desenvolvimento da força de trabalho.

Leia mais: Sustentabilidade: como a IA pode ajudar a reduzir o desperdício

“O mais recente Índice de Sustentabilidade Ambiental confirma que as grandes empresas globais continuam a acompanhar o ritmo e a investir em tecnologia e pessoas para atingir os seus objetivos de sustentabilidade ambiental”, diz Evan van Hook, diretor de sustentabilidade da Honeywell. “A sustentabilidade é uma prioridade para a liderança, e eles estão mobilizando funcionários de alto nível para aumentar o engajamento e a tração em direção às metas”, completa.

Sustentabilidade como prioridade

A sustentabilidade foi citada por 88% das organizações na América Latina como uma de suas cinco principais prioridades de negócios, um aumento de 8 pontos percentuais em relação ao último trimestre.

Em relação à evolução da eficiência energética, 43% das empresas da região estão extremamente otimistas, número superior ao de outras regiões.

Quando questionadas sobre seu otimismo em alcançar as metas de 2030, as empresas latino-americanas lideram com extremo otimismo para todas as categorias, com destaque para Reciclagem e Economia Circular (88%), Evolução e Eficiência Energética (93%) e Prevenção da Poluição (79%).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!