Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

ia, empresas, pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada a principal prioridade entre os líderes de TI em todo o mundo, muitas empresas ainda não estão prontas para implementá-la plenamente. A maioria dos líderes de TI aponta desafios na infraestrutura e políticas éticas, enquanto os investimentos em IA continuam a crescer.

O relatório mostra que os CIOs estão otimistas sobre o impacto da IA, com 80% prevendo grandes mudanças nos negócios. No entanto, a velocidade de adoção e a segurança são obstáculos cruciais. O estudo, que entrevistou 750 chefes de tecnologia em dez mercados globais, destacou que uma maioria significativa desses líderes identifica desafios relacionados à infraestrutura de computação e às políticas corporativas sobre o uso ético da IA.

Leia mais: GenAI faz Gartner revisar para cima expectativa de gastos com TI no mundo

“Grandes áreas das suas organizações não estão preparadas para a IA, o que está a afetar diretamente a capacidade da TI de escalar a IA rapidamente”, diz a Lenovo. A falta de preparação para a IA é evidente em várias áreas das organizações, impactando diretamente a capacidade de escalonamento, sobretudo em novas linhas de produtos (78%), políticas corporativas/ética (76%), cadeia de fornecimento (74%) e habilidades técnicas de TI (51%).

De acordo com os dados obtidos, aproximadamente 42% dos entrevistados não esperam ver retornos sobre seus investimentos em IA nos próximos dois anos, no mínimo.

A pesquisa também mostrou que, enquanto muitas empresas enfrentam dificuldades para demonstrar os benefícios tangíveis dos investimentos em IA, 96% dos líderes de TI antecipam um aumento nos investimentos nos próximos 12 meses. Esse aumento é impulsionado pelo hype para integrar a IA em diversos setores de negócios, tanto dentro quanto fora da esfera tecnológica.

“Os CIOs de hoje estão trabalhando em um tornado de inovação. Após anos de expansão da TI para responsabilidades não tradicionais, estamos agora vendo como a IA está forçando os CIOs a voltarem ao seu mandato principal”, disse Ken Wong, Presidente do Grupo de Soluções e Serviços da Lenovo. “Isso é impulsionado pela promessa clara de adoção da IA ​​combinada com a pressão que os líderes de TI enfrentam para provar o valor desses investimentos e entregar resultados de negócios mensuráveis”.

Enquanto 96% dos CIOs esperam investimentos crescentes em IA, apenas 20% preveem um aumento significativo nos orçamentos de TI. A pesquisa mostra que os líderes de TI reconhecem que a expansão da IA está desviando recursos de áreas-chave, como adoção da nuvem/transformação digital (48%), sustentabilidade (38%) e remuneração de funcionários (38%).

Além disso, 89% dos CIOs alertam para a crescente importância do capital humano com a expansão da IA. Com orçamentos restritos, aumentar funcionários para corresponder às ambições de IA pode ser desafiador, segundo o relatório.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!